Mercedes domina 29ª Vaga

Por a 15 de Dezembro de 2000

Ao assumir a liderança nos quadros geral e das classes A, B e C1, bem como um lugar cimeiro na tabela C2 e D, a Mercedes regista a maior eficácia na 29ª vaga

O regresso do sector automóvel á liderança da tabela do índice geral, que assim destrona o ramo das telecomunicações, em primeiro lugar na semana anterior, e a entrada directa da Portugal Telecom (PT) para a primeira posição do quadro das classes C2 e D merecem o maior destaque da 29ª vaga, referente ao período de 4 a 7 de Dezembro.

A Mercedes assume a dianteira em dois dos quadros em análise — no geral e no das classes A, B e C1 —, enquanto a PT é a marca mais recordada pelas classes C2 e D, ocupando a segunda posição nos quadros geral e classes A, B e C1.

Na vaga anterior, a Mercedes situava-se em quarto lugar, pelo que a subida á primeira posição resulta de um aumento de 42,38% na tabela geral. Quanto á Optimus, líder na semana anterior, registou agora a maior descida: passou do topo para o oitavo lugar no ranking geral e desceu ao sétimo lugar no quadro das classes A, B e C1. Mas foi no inquérito ás classes C2 e D que a operadora de telecomunicações verificou a maior queda — desceu dez lugares.

Fiat, que se mantém entre os cinco primeiros lugares em todas as tabelas, Toyota Yaris, Ford Focus e Grand Cherokee foram algumas das marcas que perderam posições, mas tanto Mercedes como Citroën, Peugeot e Volkswagen contrariam esta tendência, ao registarem, nalguns casos, fortes subidas.

A época natalícia que atravessamos inspirou a emergência de campanhas de bebidas alcoólicas e a eficácia destes anúncios pode observar-se na votação das marcas Balantines, que subiu 33,6% no ranking geral e 42,9% na tabela das classes A, B e C1. No caso da Martini, a marca registou um crescimento de 13,71% e 18,46% nos referidos quadros. Quanto ao Whisky JB, cresceu 19,13% e 25,21%, respectivamente em ambas as tabelas.

As novas entradas são o aspecto dominante no quadro das classes C2 e D. Além da já referida ascensão da PT ao primeiro lugar, surgem novas presenças como a Moviflor, Ferrero Rocher, Chanel Nº5, Swiffer, entre outras, que entram para os últimos lugares desta tabela

Deixe aqui o seu comentário