Um anúncio todo-o-terreno

Por a 3 de Novembro de 2000

• Anunciante: O anúncio “Atolado”, protagonizado pelo campeão nacional de todo-o-terreno, Carlos Sousa, serviu como suporte ao lançamento do novo produto da TMN: Mimo TT. Tendo em conta as características do produto — um telemóvel resistente aos choques — e o público-alvo, a TMN colocou á agência de publicidade (a TBWA/EPG) duas imposições: que Carlos Sousa fizesse parte das filmagens e que estas integrassem jipes. A escolha de uma prova de todo-o-terreno foi, por isso, a opção mais evidente.

•Agência: A TBWA/EPG foi a agência responsável pelo desenvolvimento do filme “Carlos Sousa” para a TMN, que surgiu como suporte ao lançamento de um novo produto da operadora móvel, o Mimo TT. Tendo em conta as características do produto, e uma vez que a TMN é o principal patrocinador de Carlos Sousa, campeão nacional de todo-o-terreno, a equipa de José Carlos Campos teve de trabalhar mediante «uma exigência». Segundo Pedro Caixado, director de arte da agência, «o filme foi criado após a definição do nome do novo produto da TMN, Mimo TT, que nos deu a indicação de que teríamos de utilizar o Carlos Sousa. O desenvolvimento da história aconteceu depois de forma natural, uma vez que sabíamos que teríamos de utilizar jipes e um campeão. Assim, o recurso a uma prova de todo-o-terreno foi uma decisão natural». Antes de o projecto final ser apresentado á TMN, a TBWA/EPG «desenvolveu ainda oito histórias possíveis, todas baseadas em provas de todo-o-terreno e sempre com a presença de Carlos Sousa, e esta foi a escolhida pelo anunciante», refere Pedro Caixado. O director de arte acrescenta ainda que o período entre o briefing e o início das filmagens «foi muito curto, porque a media já estava comprada e também porque o mercado das telecomunicações é bastante competitivo».

•Produtora: Alexandra Ribeiro, da Tangerina Azul, foi a responsável pela produção do filme “Atolado”, cujas filmagens decorreram num único dia, curiosamente a 22 de Setembro — Dia Europeu Sem Carros. O anúncio foi filmado numa zona delimitada do Parque Natural da Arrábida. Na opinião de Alexandra Ribeiro, «foi uma rodagem normal, onde mesmo os imprevistos que surgiram foram solucionados de imediato pela equipa de produção». Quanto á prestação de Carlos Sousa, cuja inexperiência poderia ter causado alguns contratempos á produção, Alexandra Ribeiro refere que o piloto «se portou muito bem. É uma pessoa muito acessível e empenhada, o que fez com que tudo corresse bem. Além de que, devido á sua experiência como piloto de todo-o-terreno, sugeriu uma série de aspectos que acabaram por resultar bem e melhorar o anúncio». Em relação ao resultado final, Alexandra Ribeiro não tem dúvidas: «Resultou muito melhor do que o esperado, quer por nós, quer pela agência de publicidade e pelo cliente.»

Deixe aqui o seu comentário