APODEMO procura novas soluções
A associação fez o balanço da situação dos estudos de mercado em Portugal
A Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e Opinião (APODEMO) reuniu-se com os seus associados durante dois dias num hotel em Lisboa. Entre as apresentações das empresas associadas e o debate de ideias sobre o estado actual dos estudos de mercado em Portugal, a questão principal desenvolveu-se em torno de novas soluções a adoptar para que o mercado adquira ainda maior credibilidade. Nesse sentido, a organização do congresso dividiu o forum de debate em quatro temas principais: informação, conhecimento, estratégia e qualidade. As questões das novas tecnologias, qualidade de informação na internet, estratégias e o papel dos estudos de mercado em todos os sectores foram questões trabalhadas pelos congressistas que participaram activamente no debate.
Luís Valente Rosa, presidente da APODEMO, defendeu a ideia de que é preciso tempo para reflectir, tempo para decidir, tempo para julgar. Guilherme d’Oliveira Martins, ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, esteve presente na sessão de abertura e proferiu uma curta alocução na qual relembrou a importância da qualidade da informação prestada por estas empresas. Do lado da publicidade esteve presente Edson Athaíde, que se mostrou totalmente a favor da “pesquisa” em detrimento de tudo o que é feito através de “feeling”, embora reconheça que os publicitários não vêem com bons olhos estes tipos de estudos.
Manuel Barata Simões, secretário-geral da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), insistiu na afirmação de que é necessário encontrar métodos de avaliação eficazes que sejam reconhecidos pelos anunciantes. E conclui: «Essa responsabilidade talvez nunca tenha sido tão grande, mas é uma responsabilidade que é boa para nós.» Com esta ideia, Manuel Barata Simões reforça o tema do congresso — “Em busca da pirâmide de cristal”.