Entre a criatividade e o contacto

Por a 8 de Setembro de 2000

Patrícia Condado Directora do departamento de operações da euro rscg

Patrícia Condado aceitou o desafio de criar um novo departamento na Euro RSCG que ajude a melhorar a organização e gestão da empresa. As diferenças, assegura, são já «bem visíveis no dia-a-dia»

Foi nomeada directora do recém-criado Departamento de Operações da Euro RSCG MRT. Qual é a finalidade desta estrutura? O Departamento de Operações da Euro RSCG MRT é responsável pela criação e implementação de metodologias e processos de gestão interna. O objectivo passa por melhorar a nossa capacidade de resposta junto dos clientes: mais eficaz, atempada e integrada.

Este departamento tem passado por várias fases evolutivas. Em primeiro lugar, foi feito um diagnóstico sobre os processos de gestão da empresa, consultas a outras agências do grupo, até se definir o modelo que melhor se adequava á Euro RSCG em Portugal. Neste momento estamos a dar por concluída a segunda fase de implementação. O departamento está a operar com sucesso, fazendo a ponte ente os departamentos criativo e de contacto da agência. Planeamento dos recursos, gestão de prioridades e conflitos, gestão e controlo de prazos, gestão de projectos multidisciplinares são algumas das atribuições deste departamento.

Como está estruturado e quantas pessoas o integram? O departamento é constituído por dois elementos, eu e a Susana Cerejo. As minhas funções são mais ao nível estratégico: consultar os departamentos e empresas, analisar os problemas e encontrar soluções para melhorar a gestão interna, embora tenha participação activa em termos operacionais, sobretudo na fase de implementação de novas metodologias. A Susana é a “operacional”, assegura-se de que os processos são levados a cabo, faz a gestão diária deste departamento.

O que vai mudar na agência com este novo departamento? Vão surgir (ou já surgiram) mais alterações? Já está a mudar! As diferenças ao nível de organização são bem visíveis no dia-a-dia. Temos resposta mais pronta e apresentamos soluções mais acertadas e completas logo de início. Mas o Departamento de Operações está numa fase embrionária e é um processo evolutivo. A procura de soluções para melhorar a gestão interna é contínua e nunca está concluída.

Quais são os seus objectivos a curto/médio prazo? Os objectivos estão definidos. Estamos já a analisar o alargamento do departamento a outras áreas dentro da agência, bem como ás outras empresas do grupo. O grande objectivo passa por formar um núcleo de gestão de operações.

Como surgiu o convite para o dirigir e como encara este desafio? O convite surgiu logo após o meu regresso de Xangai. Já tinha trabalhado com o Ricardo Monteiro na BBDO, onde fui Directora de Contas. A aposta baseou-se em explorar as minhas capacidades de gestão e organização. Em dez anos de carreira na publicidade sempre procurei desafios. Foi o que Euro RSCG me propõs — a criação de um departamento inédito que ajude a melhorar a organização e gestão de um dos maiores grupos de comunicação de Portugal.

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