Coca-Cola reconquista liderança

Por a 1 de Setembro de 2000

Ao mesmo tempo que a Coca-Cola assume-se como a mais recordada da última semana, outras marcas surgem no ranking referente á 14ª vaga

A Coca-Cola voltou a assumir a liderança nas preferências dos telespectadores no período referente á semana de 21 a 25 de Agosto. A notoriedade da multinacional norte-americana não só manteve a primeira posição do ranking como ainda se distanciou da Renault, a segunda marca mais recordada durante a 14ª vaga. A tendência de subida foi, aliás, uma realidade para as marcas que ocupam as primeiras posições. Além da Coca-Cola e da Renault, que alcançaram variações de 46% e 38% respectivamente, há a registar a permanência da Dodot na terceira posição assim como a subida da Lipton do sexto para a quarto lugar. Importante também a passagem da Peugeot da 37ª para a sétima posição, registando assim a subida mais alta da semana: 159%. Volkswagen e Seven Up são as únicas entradas na tabela. Por classes, o panorama é um pouco diferente. No que diz respeito ás classes A, B e C1, importa destacar o facto da Coca-Cola ter reassumido a liderança destronando a Renault. A Dodot, que ocupava na 13ª vaga o terceiro lugar, não conseguiu evitar a descida para a quinta posição. Os principais beneficiados foram a Optimus (obteve uma variação de 45,3% subindo para o terceiro posto) e a Lipton, que subiu da 13ª para a quarta posição. A principal subida foi, desta vez, para a Danone que alcançou um variação de 181,7%. Consequentemente, subiu do 44º para o nono lugar. De referir ainda a entrada da marca Peugeot, directamente para a sexta posição, assim como da Volkswagen para o 10º lugar. Também na tabela das classes C2 e D verificaram-se algumas entradas novas, nomeadamente da Seven Up (13ª posição), da Mitsubishi (16ª), do Queijo Filadélfia (23ª), da Seguro Directo (24ª), do Fairy (25ª), da Santal (26ª) e do CD da Rádio Cidade (27ª). A liderança do ranking pertence por completo á Coca-Cola, enquanto que a Dodot conseguiu “roubar” a segunda posição á Optimus que, neste momento, ocupa o sétimo lugar. Subidas importantes foram também as alcançadas pela Lipton (passou da nona para a terceira posição) e Carlsberg (da oitava para a quarta). O Índice No índice de eficácia publicitária, não basta as campanhas serem recordadas espontaneamente e existir algum elemento de memorização. Outros factores são contemplados: a) a ordem de recordação; b) o número de meios; c) o número de horas frente á televisão, o facto de sair ou não da sala, ter ou não o hábito de fazer zapping. Em termos de números, estamos a realizar cem entrevistas telefónicas por semana e os resultados apresentados são o acumulado de quatro semanas, ponderados, no entanto, em função da semana: os resultados da última semana “valem” obviamente mais do que os das semanas anteriores.

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