Classes escolhem novos líderes
No período de 14 a 18 de Agosto registaram-se algumas surpresas. A 13ª vaga dá a conhecer novos líderes, bem como um aumento global da notoriedade dos produtos e das suas acções promocionais
O Whisky J.B e o novo detergente Bold são alguns dos produtos que marcam pontos na 13ª vaga. Tendo lançado as suas campanhas de publicidade no início da época estival, as duas marcas já são recordadas pela maioria dos consumidores tendo registado um aumento, em comparação com a anterior vaga, de 29,3% e 30,5%, respectivamente. A rede comercial Worten e a Lipton seguem igualmente na linha da frente. Ambas subiram no ranking de eficácia publicitária registando um crescimento na ordem dos 15%. Porém é nos dados ordenados por classes que se registaram as maiores mudanças em relação á vaga anterior. As classes A, B e C1 nomearam um novo líder. Com um crescimento de cerca de 41,3%, a marca automóvel Renault ascendeu á primeira posição destronado assim a Coca-Cola. Mas existem outros valores a salientar. Para além da entrada da Água Luso, o ranking dos trinta mais ganhou novas marcas, tais como a Jazztel, a Adágio, o Sunquik e o Grand Cherokee. O ranking C2 e D também tem um novo líder. O Pingo Doce, que liderou esta classe na última vaga, sofreu uma descida que ultrapassou os 52%. Isto após já ter registado uma quebra de 17% na 12ª vaga. Quem lidera agora é a Coca-Cola, seguida de perto pela operadora Optimus. Para além destas subidas, o ranking foi testemunha do crescimento, entre outros, da Opel, da Olá, da Nike e da Dodot. De registar ainda a entrada de sete novos produtos, entre os quais se destaca o detergente Bold que passou directamente para a 7ª posição. O Índice No índice de eficácia publicitária, não basta as campanhas serem recordadas espontaneamente e existir algum elemento de memorização. Outros factores são contemplados: a) a ordem de recordação; b) o número de meios; c) o número de horas frente á televisão, o facto de sair ou não da sala, ter ou não o hábito de fazer zapping. Em termos de números, estamos a realizar cem entrevistas telefónicas por semana e os resultados apresentados são o acumulado de quatro semanas, ponderados, no entanto, em função da semana: os resultados da última semana “valem” obviamente mais do que os das semanas anteriores.