Sector automóvel em alta
A 10ª vaga não trouxe grandes novidades. Destaque, no entanto, para as marcas automóveis, que aceleraram em todos os rankings. Outra das marcas em evidência é a Pepsi, que entra directamente para as 20 mais recordadas
Na 10ª vaga, referente á semana de 10 a 14 Julho, as marcas automóveis foram as que mais se destacaram. Na liderança, a francesa Renault registou um crescimento de 63,4% na sua taxa de recordação, tendo passado da 20ª para a quinta posição. A Opel e a Toyota, com o Yaris, foram as outras marcas automóveis que viram crescer o seu índice de eficácia publicitária: 29,1% e 12,6%, respectivamente. Outro dado a realçar é a subida da Pepsi, que ganha assim terreno ao seu mais directo concorrente, a Coca-Cola, que se mantém na liderança. Refira-se ainda a continuação da boa performance da TMN, que cresce mais 25,2%, atingindo a sexta posição. Na análise por classes, a liderança nas classes A, B, C1 continua a ser da Coca-Cola, da Dodot e da Optimus, respectivamente. Directamente para a quarta posição entra a Renault, com um crescimento de 71,3% em relação á 9ª vaga. Ainda nesta categoria, a Seat, outra marca do sector automóvel, entra para a 25ª posição. De notar ainda que a campanha de promoção da SIC Gold também surtiu algum efeito, atingindo uma taxa de recordação de 22,4% em comparação com a anterior vaga. No ranking das classes C2 e D também se registam algumas novidades. McDonald’s, Lipton e Moviflor são as marcas que figuram pela primeira vez nesta categoria. A maior subida neste segmento é, mais uma vez, protagonizada pela TMN, que alcança a 13ª posição no ranking das classes C2 e D.