Os oito passos da IM
Após uma reestruturação ao nível internacional, a Initiative Media apresenta-se agora com um novo posicionamento no mercado
A Initiative Media Portugal apresentou esta semana o seu novo posicionamento no mercado. Uma filosofia de empresa baseada na evolução de oito passos que, na sua essência, têm como objectivo o acompanhamento dos seus clientes, quer na definição de estratégias a seguir, quer na avaliação de resultados. O primeiro passo trata de conhecer o consumidor. Aqui, a IM combina projectos de pesquisa europeus, coordenados pela unidade IM Futures (o departamento internacional de pesquisa da agência), com pesquisas locais e específicas para a categoria de cada produto. O objectivo é identificar sinergias entre grupos de consumidores europeus e suas diferenças críticas. No segundo passo, a IM pretende compreender os segmentos de mercado e a estratégia de cada cliente. Uma vez identificada, a IM aplica o seu terceiro passo, o research. Este é realizado com base no Radar, uma nova ferramenta da IM focalizada no target do cliente e que determina o mix de canais de comunicação que, para aquela estratégia, melhor irá influenciar a decisão de compra dos consumidores. Depois de encontradas as combinações, a IM aplica o seu quarto passo, a tecnologia personalizada a cada categoria de produto. O objectivo é simplificar a opção. A elaboração dos planos de comunicação constitui o quinto passo. Aqui trabalha toda uma equipa composta por especialistas de canais tradicionais de media, bem como de outros canais como a internet. O sexto passo pretende dar inovação á conclusão dos planos de comunicação, focando as acções na criatividade em media. Como exemplo prático destes casos, a IM referiu o break criado para a Telecel e o exclusivo de publicidade na SIC para o lançamento do Renault Mégane. A fase seguinte passa pela implementação do plano de comunicação, este, sim, um trabalho tradicional numa agência de meios, uma vez que encerra as funções de planeamento e compra. No oitavo e último passo, a pós- -avaliação, a agência volta a recorrer aos serviços da IM Futures para a análise dos resultados. A Initiative Media vai calcular o retorno do investimento, a performance dos concorrentes e o impacto da actividade na imagem de marca. Identifica também os excessos de utilização de promoções de preço e recomenda estratégias para construir, ou reconstruir, a quota de mercado da marca.