O poder do amarelo
Anunciante: Pela primeira vez, a Lipton Ice Tea, da Fima, juntou sinergias e concebeu uma acção promocional conjunta. A parceira escolhida foi a rede de telemóveis Optimus que, de acordo com Bruno Almeida, gestor do produto, «era a parceira mais indicada, não só pela sua imagem, mas sobretudo pelo perfil do seu posicionamento». O acréscimo de vendas, o reforço da afinidade entre os consumidores Lipton e a dinamização da marca no segmento de bebidas soft drinks são alguns dos principais objectivos da acção. Com 60 mil telemóveis para oferecer até ao final de Setembro, a acção será prolongada até meados de Outubro com a oferta de acessórios para os aparelhos móveis. Além do spot televisivo, a campanha foi divulgada através da rádio, de material nos pontos de venda, de uma linha informativa e de um site na internet. Em termos de feedback da promoção, Bruno Almeida realça que «ainda é muito cedo para saber resultados, visto que existe uma sobreposição com outras promoções, nomeadamente com a Destino Lipton». Agência de Publicidade: No ar até ao final do mês de Agosto, a campanha “Chapéu Amarelo” foi desenvolvida pela agência JWThompson Júnior em duas semanas. Em traços gerais, e de acordo com a equipa responsável pela criatividade da acção, a campanha baseia-se na associação de ideias entre a cor amarela, que identifica a marca Lipton Ice Tea, e um ambiente de praia onde a descontracção, a frescura e o humor são os principais conceitos de orientação desta acção conjunta entre a marca de refrigerante e a Optimus. Uma fórmula publicitária que tenta ir ao encontro do público-alvo da acção promocional: jovens com idades compreendidas entre18 e 24 anos. Produtora: A praia de Tarragona, situada a cerca de 200 quilómetros de Barcelona, foi o local escolhido para dar forma á campanha “Chapéu Amarelo”. Contando com uma equipa de 35 pessoas, a produtora nacional Na Linha, de António Martins, em conjunto com a produtora espanhola Ovídeo, foram as responsáveis pela produção do spot televisivo. Uma “co-produção” ibérica efectuada através da colaboração do realizador Jaime de la Peña, visto que a produtora Na Linha é, há quatro meses, a representante da Ovídeo e dos seus realizadores no mercado nacional. Filmado em apenas um dia, o spot contou com a participação de dois modelos, um catalão e outro alemão, e nele foram utilizados mais de cem chapéus de sol amarelos que compuseram o “ambiente Lipton”.