A passagem para a outra margem

Por a 21 de Julho de 2000

Filipa Gaspar Ferreira Directora de comunicação do BPI

Natural de Lisboa, Filipa Gaspar Ferreira sempre pensou, durante a adolescência, que viria a ser jornalista. Mas as escassas perspectivas de carreira levaram-na ao curso de Marketing e Publicidade do IADE. Uma opção que culminou em 11 anos de carreira no mundo da publicidade, agora interrompidos com a sua integração no departamento de comunicação do BPI. No início de Setembro, Filipa Gaspar Ferreira assume a direcção do departamento de comunicação da instituição bancária. «Depois de ter trabalhado sempre na área de contacto, confesso que sempre ambicionei passar para o lado do cliente», explica Filipa Gaspar Ferreira. Aliás, o BPI é uma instituição que conhece bem, pois era um dos clientes de que se ocupava na JWThompson, agência de publicidade para qual trabalhou durante os seus 11 anos de carreira. Além do BPI, trabalhava na direcção da conta da seguradora Allianz e era directora executiva da J.W. Thompson Júnior. Sendo a primeira vez que assume um cargo de direcção de comunicação, Filipa Gaspar Ferreira está á espera de um ambiente de trabalho diferente, ou seja, «uma postura mais formal do que a que se vive dentro de uma agência». E sabe que terá sob a sua responsabilidade áreas da maior importância, tais como a comunicação externa da marca, a comunicação interna do grupo e o merchandising da instituição, que surgiu há cerca de um ano com nova identidade. O seu percurso profissional iniciou-se em 1989, quando frequentou um estágio na JWThompson. Por acreditar na sua capacidade de enfrentar desafios e apreciar viajar e conhecer novas culturas, Filipa Gaspar Ferreira aceita o convite para trabalhar na delegação argentina da agência, em Buenos Aires. Durante três anos assume a direcção da conta da Lever, segmento de higiene pessoal, e a coordenação de toda a região da América Latina. Consciente da realização das metas que lhe tinham proposto, Filipa Ferreira não renova o seu contrato e fica mais um ano na Argentina, onde frequenta uma pós- -graduação em publicidade durante seis meses. Em 1997, regressa a Portugal e Manuel Patarrana, então director-geral da JWT, propõe-lhe um lugar na delegação da agência em Madrid. Mais uma vez faz as malas e viaja para enfrentar novo desafio e conhecer novo destino, onde trabalha, durante três meses, a conta da Kellogg’s. Em Fevereiro de 1998 é constituída a JWThompson Júnior, onde Filipa Gaspar Ferreira assume a direcção executiva. Assumindo-se como uma pessoa extrovertida e de bom senso, acredita que, «em termos profissionais, a minha ligação com as pessoas com quem trabalho diariamente é uma das minhas mais fortes motivações. E, honestamente, tive muita sorte até ao momento». Viajar, fazer mergulho e praticar ski são as actividades em que ocupa os tempos livres.

Deixe aqui o seu comentário