Quimagem vence Troféu Belarte
“Educação” foi o filme escolhido pelos publicitários nacionais como o melhor que Portugal vai levar este ano ao Festival de Cannes
Realizou-se na passada sexta-feira, na discoteca Indústria, em Lisboa, mais uma edição do Troféu Belarte, um prémio que distingue o melhor filme português inscrito no Festival Internacional de Publicidade de Cannes. Um evento organizado pela Belarte, “Diário de Notícias” e TBWA/EPG e que teve ainda como objectivo entregar os prémios aos jovens criativos que este ano vão representar Portugal no certame. A grande vencedora da noite foi a produtora Quimagem, que arrecadou o troféu de melhor filme. Trata-se de um anúncio criado para o Clube das Empresas Amigas do Ambiente e que remete para o tema dos fumadores passivos e sua protecção. O filme apresenta dois indivíduos sentados lado-a-lado num balcão. Um deles começa a fumar enquanto o outro ainda come. De uma maneira muito peculiar, o que ainda come mostra o seu descontentamento pelo fumo do vizinho. Surge então uma legenda onde se pode ler: “Para sua sorte os fumadores passivos ainda estão a pedir com educação. Por favor, não fume em recintos fechados. Por favor”. Embora este anúncio tenha sido inscrito no Festival de Cannes pela produtora que o realizou, a Quimagem, entre o seu corpo de criativos encontra-se um nome de peso no mercado publicitário nacional. Trata-se de Leandro Alvarez, director criativo da Leo Burnett.