Ford divulga-se com spots interactivos

Por a 17 de Março de 2000

A ideia, apelidada “interactividade espontânea”, faz a convergência perfeita entre a televisão e a rede das redes

A Ford lançou uma nova iniciativa no mercado publicitário norte-americano, tendo em conta a utilização de spots televisivos em tempo real. A campanha, destinada a promover o Ford Focus, faz uma ligação desses anúncios á internet, permitindo assim que os consumidores intervenham no desenrolar dos acontecimentos. Ou seja, ao inscreverem-se na morada focus247.com, os clientes respondem a uma série de perguntas, determinando assim quais os cenários preferidos para os anúncios, entre outras opções possíveis. Composta por quatro períodos de emissão distintos – o primeiro anúncio foi para o ar no dia 8 deste mês, estando o visionamento dos restantes previsto até ao dia 4 de Abril -, a campanha convida ainda os consumidores a ligarem-se á net, de forma a poderem votar nos diálogos de abertura preferidos. Votar significa também receber pontos conversíveis em prémios. Dirigida aos jovens com idades entre 21 e 29 anos, a campanha foi testada no passado Outono, ocasião em que a marca lançou os seus primeiros anúncios em tempo real. Foi então pedido aos telespectadores que votassem (via web) o vestido que consideravam mais apropriado para a actriz principal. Quinze minutos depois de o spot ter ido para o ar, mais de 15 mil espectadores haviam emitido a sua opinião através da net. Os novos anúncios vão um pouco mais além. Por exemplo, é pedido aos utilizadores que determinem, entre cinco opções possíveis, quais os actores a usar, bem como quais as cenas que gostariam que se seguissem. O processo é simples: a empresa passa somente uma parte do anúncio, deixando a restante a cargo da criatividade dos consumidores. Os votos são emitidos imediatamente a seguir ao visionamento dos spots, para que meia-hora depois se possa visionar o final escolhido. Ou seja, durante os períodos mencionados, os consumidores poderão ver uma série de anúncios nos quais tiveram uma quota-parte de responsabilidade “criativa”. Saliente-se ainda que para votar não é necessário efectuar qualquer registo. No entanto, quem optar por se registar no site acumula pontos conversíveis em prémios da marca Sony.

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