Marcas da Net apostam em publicidade off-line
Os investimentos em publicidade tradicional a sites parece querer aumentar. Depois do fenómeno nos EUA, chegou a vez da Europa
Vai-se começar a assistir na Europa a campanhas de publicidade de sites. Sendo até á data um fenómeno exclusivo do mercado norte americano, onde na primeira metade de 98 foram gastos cerca de 93 milhões de contos em campanhas de media off-line, o certo é que se está a assistir a um alastramento do fenómeno para o resto do mundo. De acordo com a Advertising Age, os departamentos de marketing de sites estão a começar a procurar as grandes agências e formas de media tradicional, de forma a desenvolver as suas marcas on-line. Nos Estados Unidos, o mercado televisivo teve a maior fatia de investimento (50 milhões de contos), seguindo-se a imprensa: 15 milhões para os jornais e 14.7 milhões de contos para as revistas. Agora é chegada a vez do mercado Europeu começar a investir neste mercado. Segundo declarações de Mark Robinson , director de marketing da delegação londrina da J. Walter Thompson, a agência tem hoje em dia cerca de três contactos por semana com proprietários de marcas on-line, ao passo que no ano passado esses contactos eram nulos. Apesar de se dizer que o mercado europeu está cerca de dois anos atrasado em relação aos EUA, o facto é que já se está a assistir a concursos para as grandes contas: A Primus OnLine, unidade de comércio electrónico da Swiss Retailer Metro, convidou algumas agências para concorrer á sua campanha de multimedia para o mercado germânico, a qual envolve um budget de 8 milhões de contos. campanhas em Novembro Segundo a Advertising Age, eis algumas campanhas que se iniciaram ou vão-se iniciar no presente mês: – A empresa norte americana eToys, distribuidora de brinquedos on-line, lançou a sua primeira campanha no mercado internacional. Veiculada na imprensa e outdoors, a campanha é subordinada ao tema “The toy store @ your door”. – O banco on-line Smile inicia a sua campanha este mês no Reino Unido, com anúncios para imprensa, Outdoor e Televisão, realizados pela londrina Partners BDDH. Os Spots acabam com pessoas a sorrir, com as palavras “whatever,whatever,whatever” a dissolverem-se em “www”, transformando-se em seguida na morada www.smile.co.uk.