Como falar com jornalistas

Por a 19 de Novembro de 1999

Media Training é o nome de um curso destinado a dirigentes de empresas. Tem por objectivo ensiná-los a falar e estar perante a comunicação social

Media Training é o nome de um dos serviços prestados pela agência de comunicação CNEP/Omniconsul. Trata-se de um curso que ensina os dirigentes e quadros técnicos superiores no domínio das técnicas de entrevista aos meios de comunicação social. O Media Training é ministrado por profissionais de media, essencialmente nas áreas de televisão e rádio. São cursos individuais, estruturados numa base de sete horas em horário contínuo ou por fases. Está dividido em duas partes, uma teórica e outra prática. Segundo o programa do curso, a vertente teórica, com a duração de quatro horas, está dividida em quatro pontos: introdução aos media – diferenças fundamentais entre imprensa, rádio e televisão; especificidade do medium audiovisual; a câmara de TV vista como um amigo; e comportamentos adequados face a entrevista na empresa (imprensa, rádio e TV), reportagem na empresa (imprensa, rádio e TV) e entrevista em estúdios (TV). A vertente prática, de três horas, é ministrada em estúdio. Aos formandos é ensinado o tratamento da imagem e comportamento visual, entrevistas–tipo – comportamentos e análise crítica. Segundo consta da apresentação do curso pela CNEP, «as técnicas de Media Training ensinam a tirar o máximo rendimento de uma comunicação. A adquirir desenvoltura perante uma câmara, um microfone ou um jornalista. A saber distinguir, na hora, o importante do acessório. A defender, publicamente, a sua pessoa como responsável». A CNEP/Omniconsul, fundada em 1976, presta serviços que passam pela consultoria estratégia em comunicação, relações governamentais (lobbying), imagem empresarial, comunicação de produtos e serviços, relações com a comunicação social, gestão e comunicação de crise e patrocínios e mecenatos, entre outros. Entre os seus clientes, a maior fatia encontra-se na área farmacêutica e de saúde. Contudo, é também a agência que trabalha a Levi’s.

Deixe aqui o seu comentário