A sós com a Net
Durante o mês de Dezembro,dois navegadores estarão isolados do mundo exterior, vivendo apenas de comércio electrónico
Provar as vantagens e as capacidades do comércio electrónico é o principal objectivo da Vector XXI e da Confederação de Comércio e Serviços de Portugal ao promoverem uma iniciativa denominada Projecto Canal 21. Durante todo o mês de Dezembro até á passagem do ano, dois navegadores vão estar isolados a bordo de um veleiro, ancorado no Parque das Nações, sobrevivendo apenas com o recurso ao comércio electrónico. Tudo o que acontecer durante esse mês será registado no diário de bordo online, disponível no endereço. Este irá funcionar como um registo actualizado de todos os acontecimentos no veleiro e inclui ainda uma câmara focada na área de trabalho dos navegadores. Paralelamente, terá lugar uma série de iniciativas como visitas de entidades oficiais, políticas, académicas desportivas e civis, realização de aulas teórico-práticas e sessões de esclarecimento sobre o comércio electrónico. O Projecto Canal 21 divulgará ainda o teletrabalho. Com efeito, os dois tripulantes, além de recorrerem ao consumo apenas nas lojas electrónicas portuguesas, serão colaboradores da Vector XXI e continuarão a exercer, á distância, a sua actividade profissional quotidiana. A Vector XXI é uma empresa constituída em 1994 e especializada em marketing electrónico e tecnologias interactivas para formação á distância. Cerca de 90% dos seus colaboradores trabalham nas suas casas. Segundo Luís Novais, administrador da Vector XXI, «no final deste projecto esperamos ter atingido três objectivos: provar aos portugueses que existe oferta nacional de comércio electrónico em quantidade e qualidade; despertar nos empresários o interesse pelo investimento no canal de distribuição do novo milénio; e mostrar que, graças ás modernas tecnologias da informação e comunicação, os diversos tipos de barreiras á circulação do trabalho têm tendência para acabar».