Cusco caça com cão
O Cusco está diferente. Nova imagem e diferentes funcionalidades pretendem dinamizar o motor de busca português
O motor de pesquisa nacional Cusco tem agora uma nova imagem. A diferença mais substancial passa pela presença da nova mascote, um cão, que transpõe para o mundo virtual as suas capacidades na vida real. Agora, junto ao logotipo do Cusco, o cão acompanhará os navegadores, ajudando-os na busca dos temas que lhes interessam. É caso para dizer, “Busca Cusco, Busca”. A ideia foi trabalhada pela Bates, agência de publicidade do Cusco. Mas esta não é a única mudança na imagem do site. O fundo azulão é substituído por um azul mais claro, acompanhado das cores branca e laranja. Quanto a conteúdos, a ViaTecla, empresa que produz o motor de pesquisa, desenvolveu novas funcionalidades. Além das pesquisas habituais, os utilizadores terão á sua disposição mais dois tipos de pesquisa: a pesquisa agregada, que permite integrar as funcionalidades do Catálogo com as do Indexador; e a pesquisa nos conteúdos dos sites do Catálogo. Assim, o excesso de resultados numa pesquisa é facilmente eliminado, ou substituído, por uma fórmula que se pode afirmar ser mais organizada. O cibernauta tem, agora, a hipótese de personalizar o Cusco á sua forma e feitio. Ou seja, pode escolher e seleccionar para a homepage do site apenas a informação que deseja. Para promoverem a nova imagem, os responsáveis do Cusco vão apresentar o motor de pesquisa na Inforpor. Acções de publicidade não estão previstas para já. Contudo, Cláudia Azedo, do departamento de marketing do Cusco, garante que para o ano vão apostar forte em imprensa. As tabelas de publicidade do motor de pesquisa também não vão ser alteradas… pelo menos até ao final deste ano.