Canais mais nacionalistas
A discussão sobre a prestação de serviço público da RTP trouxe á ribalta a luta das televisões pela exibição de produção nacional
O incentivo á produção nacional é uma característica da prestação de serviço público pelas televisões estatais. Em Portugal, as estações públicas perceberam que esta aposta pode trazer audiências e investem cada vez mais nas caras portuguesas. Recentemente, a TVI lançou “Todo o tempo do mundo” com direito a publicidade nas estações de rádio do grupo Media Capital e mupis. O canal do Estado deu início á transmissão da telenovela “Lenda da Garça”. Na tendência de publicitação da produção nacional, o lançamento do telefilme de cinco episódios transmitido pela RTP, “Dragão de Fumo”, foi promovido através de entrevistas aos protagonistas e, em particular, á actriz Cristina Homem de Mello. Numa análise aos programas “made in Portugal” transmitidos pela RTP, SIC e TVI, conclui-se que não é a RTP que lidera a tabela, mas a SIC. Desde o início do ano, este canal põs no ar programas nacionais que totalizam um share médio superior a 50%. A TVI regista um share de 21%, enquanto a RTP se aproxima, com um share médio de produção nacional de 20,5%.