A Publicidade Interactiva

Por a 29 de Outubro de 1999

Um anúncio interactivo é um anúncio de televisão standard ao qual é adicionada informação oferecendo várias opções interactivas ao espectador. O espectador pode solicitar informação adicional á do anúncio, pedir uma brochura, exprimir uma opinião ou até mesmo fazer uma compra através do simples pressionar de um botão no vulgar controlo remoto. Há muitas maneiras de utilizar a publicidade interactiva de modo a captar a atenção do espectador e a gerar uma resposta. Os diversos tipos podem ser utilizados numa só campanha. Cada tipo foi concebido para produzir um determinado tipo de reacção. – Resposta: Encomendar uma brochura ou telefonema de um vendedor. – Jump: Salto para um site específico interactivo, como por exemplo um catálogo de produtos. – Tag: Marcação de um site específico interactivo para acesso posterior através de um menu. – Incentive: Incentivar ou premiar o espectador através da sua entrada numa lotaria, por exemplo, por ter respondido a um anúncio interactivo. – Targeted: Alvejar diferentes espectadores com mensagens diferentes dependendo no perfil do espectador, por exemplo, através do código postal memorizado na informação de acesso condicional. – Impulse purchase: Compra por impulso permitindo-se que o espectador compre um produto enquanto vê o respectivo anúncio. – Viewer response: Compilar as respostas dos espectadores e registá-las num contador. Premiar o espectador com um determinado número de anúncios relacionados. – Quiz: Passatempo que permita premiar o espectador por ter respondido correctamente a uma pergunta relacionada com um anúncio. A publicidade interactiva deverá alcançar mais de 10 milhões de espectadores nos EUA no ano 2002. Um estudo conduzido pela Forrester Research revelou que os espectadores são mais susceptíveis de serem cativados para actividades interactivas de curta duração do que para interactividades de mais extensa duração. Este curto período de atenção de “interactividade preguiçosa” é perfeito para os anúncios interactivos Tradicionalmente, os broadcasters (as televisões clássicas terrestres) geram a maior parte das suas receitas através da venda de tempo de emissão para anúncios. No broadcasting digital os operadores podem adicionar conteúdo interactivo aos anúncios através da criação de oportunidades para a utilização de incentivos. Isto, por seu lado, atrai mais anunciantes e acrescenta valor ao tempode emissão, o que resulta em receitas adicionais para o operador de televisão. A publicidade interactiva apoia-se em várias importantes tecnologias de emissão. Uma das mais importantes é a capacidade para alvejar com precisão regiões específicas ou grupos demográficos através da utilização de tecnologia baseada nos sistemas de acesso condicional que utilizem smart cards. Os cartões ficam instalados no set top box de cada utilizador. Este sistema permite a identificação de cada utilizador e proteger as suas actividades de compras e de outras interactividades. Actualmente, serviços interactivos tais como impulse pay-per-view (IPPV), video-on-demand (VOD), acesso á Internet e comércio on-line estão todos a operar com sucesso. As oportunidades abertas pelas tecnologias de acesso condicional proporcionam aos broadcasters novas oportunidades para ampliar as suas fontes de receita.

Deixe aqui o seu comentário