Instagram ultrapassa Tik Tok como aplicação mais descarregada do mundo
O Instagram retomou o título de aplicação mais descarregada do mundo, ultrapassando o TikTok, impulsionado pelo sucesso do formato Reels, de acordo com a Sensor Tower. Lançado em 2020 como […]
Meios & Publicidade
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)
APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma
Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions
Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)
Business Connection: evento exclusivo de networking reúne empresários e executivos numa experiência gastronómica com a Chef Justa Nobre
O Instagram retomou o título de aplicação mais descarregada do mundo, ultrapassando o TikTok, impulsionado pelo sucesso do formato Reels, de acordo com a Sensor Tower. Lançado em 2020 como resposta à concorrência do Tik Tok, o Reels ajudou o Instagram a atrair 767 milhões de descargas em todo o mundo, em 2023, representando um aumento de 20% em relação ao ano anterior. O TikTok, por sua vez, teve 733 milhões de descargas, um crescimento de 4%, após ter sido a aplicação mais popular globalmente entre 2018 e 2022.
A Sensor Tower, responsável pelos dados apresentados, destaca que o renascimento do Instagram foi impulsionado pela popularidade do Reels e de outras funcionalidades, como a partilha de fotos e as Stories, que desaparecem em 24 horas.
O Instagram tem cerca de 1,5 mil milhões de utilizadores ativos mensais, superando o Tik Tok, que possui pouco mais de 1,1 mil milhões. No entanto, o Tik Tok tem uma vantagem no tempo médio gasto pelos utilizadores, com 95 minutos por dia, comparado com os 62 minutos do Instagram.
O Tik Tok enfrenta igualmente um desafio de cariz político, devido às preocupações dos Estados Unidos em relação à propriedade chinesa da ByteDance, que detêm a plataforma. Neste sentido está em cima da mesa uma legislação que dá à ByteDance seis meses para vender o Tik Tok ou enfrentar uma proibição, devido às preocupações sobre o acesso do estado chinês aos dados dos utilizadores, uma alegação que tem vindo a ser negada pelo Tik Tok.