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‘The hidden flag’ foi a campanha que mais inspirou Ruben Barros da Judas

A simplicidade, a coragem e a ironia da campanha ‘The hidden flag’ da FELGBT foram os aspetos que mais seduziram Ruben Rarros. O diretor criativo da agência Judas explica porquê. […]

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‘The hidden flag’ foi a campanha que mais inspirou Ruben Barros da Judas

A simplicidade, a coragem e a ironia da campanha ‘The hidden flag’ da FELGBT foram os aspetos que mais seduziram Ruben Rarros. O diretor criativo da agência Judas explica porquê. […]

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A simplicidade, a coragem e a ironia da campanha ‘The hidden flag’ da FELGBT foram os aspetos que mais seduziram Ruben Rarros. O diretor criativo da agência Judas explica porquê.

Qual é a campanha que gostarias de ter feito?

Quem me conhece sabe que sou um autêntico adnerd. Gosto de ver, ler e debruçar-me sobre anúncios diariamente. Ainda assim, existe um anúncio que desde o primeiro dia que vi até aos dias de hoje me deixa cheio de inveja: a campanha ‘Hidden flag’ do jornal El Diario e a organização FELGTB no mundial de futebol da Russia. É daquelas ideias que qualquer criativo gostava de ter feito. Não foi à toa que voltou do festival de Cannes com um Ouro em Outdoor, uma Prata em Brand Experience e 6 shortlists em muitas outras categorias.

O que te chamou à atenção nesta campanha?

A simplicidade, a coragem e, acima de tudo, a ironia com que é feita. Num momento onde um país inteiro vivia o futebol de forma cega, este projeto teve a inteligência necessária para se aproveitar desse cegueira para abrir os olhos para algo muito mais grandioso. Sem parecer forçado, gratuito e vazio. Estamos numa altura onde muitas marcas se querem posicionar sobre variados temas e ter uma opinião vincada sobre tudo. Infelizmente, muitas acabam por deturpar o seu ADN, o seu posicionamento e valores para procurarem esse clout. Aqui não foi o caso.

 

Ficha Técnica

Campanha: The Hidden Flag

Cliente: FELGTB

Agência: LOLA MullenLowe

Diretores criativos: Chacho Puebla, Fabio Brigido e Tomás Ostiglia

Copywriter: Jose Sancho

Diretor de arte: Pedro Sattin

Fotografia: Javier Tles

Diretor: Michelle Cassis


Ruben Barros

Esta campanha deu-te ideias para outros trabalhos?

Acho que todos os projetos que vou vendo acabam por me trazer inspiração e algum tipo de learning. Este em específico ajudou-me a perceber que não podemos falar sobre algo só por falar. Se vamos tomar uma posição, devemos fazê-lo com respeito pela causa e acima de tudo pela marca que estamos a trabalhar. Nem todas as marcas e todos os projetos conseguem ser ativistas. E ainda bem, porque isso abre espaço para projetos como este que realmente fazem as coisas da maneira certa.

Qual é a campanha que mais te orgulhas de ter feito?

Enquanto criativo existem projetos que nos vão marcando por diferentes razões. Seja porque foram o primeiro que passou na televisão ou o primeiro que os nossos pais viram e comentaram connosco. Felizmente, tenho tido a sorte de viver essas pequenas doses de orgulho com bastantes projetos. Mas estaria a mentir senão desse destaque a dois que me são muito queridos. O projeto ‘Filled by Palsy’ que fiz na Havas Lisboa que me deu o meu primeiro leão em Cannes, uma Prata em Creative Strategy e ao projeto ‘The closer’ que fiz na Publicis Milão, que ganhou 1 leão de Ouro, 4 de Prata e 3 de Bronze. Marcaram a minha carreira. Um deles fez-me ser contratado para aquela que era na altura a terceira melhor agência do Festival de Cannes e o outro deu-me reconhecimento nessa mesma agência e fez-me regressar ao meu país para trabalhar numa das agências mais sexys do mercado, a Judas.

 

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Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)

Desenvolvida pela The Lift e pela Somesuch, a campanha publicitária, que internacionalmente conta com a participação de nomes como Zinedine Zidane, Jenna Ortega e Anitta, foi produzida por Whitney Jackson e Pol Agusti e realizada por Vincent Haycock

Rafael Leão, futebolista português a jogar no AC Milan, é o protagonista da adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas, intitulada 1000 Back. O desportista, um dos embaixadores nacionais da marca, surge nas fotografias promocionais, que já estão a ser divulgadas nas redes sociais e nas lojas da insígnia, a usar um par de Adidas Originals Samba, um dos três modelos de calçado desportivo que a etiqueta alemã está a publicitar, a par do Adidas Originals Gazelle e do Adidas Originals Spezial.

Realizado por Vincent Haycock e protagonizado globalmente por Carlisle Aikens, skater profissional que integra a equipa Adidas Skate Team, o filme publicitário que integra a campanha revisita a história da marca alemã. “Para além do vídeo e das imagens da campanha, recordamos o espírito das três silhuetas clássicas e das pessoas que as influenciaram com um espaço digital que será preenchido com conteúdos gerados pelos utilizadores”, informa a Adidas em comunicado de imprensa.

“Os fãs dos modelos são convidados a apresentar os seus looks usando os hashtags #adidasSamba, #adidasGazelle e #adidasSpezial”, refere o documento. Zinedine Zidane, Jenna Ortega, Pusha T, Anitta, Hoyeon Jung, David Beckham, Serge Gnabry, Jella Hasse e Stormzy são outros dos embaixadores internacionais da marca que promovem os novos modelos da marca. Desenvolvida pela The Lift e pela Somesuch, a campanha foi produzida por Whitney Jackson e Pol Agusti. A direção de fotografia é de Evan Prosofsky.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)

A campanha conta com a criatividade da McCann Lisboa e da Dentsu Creative Portugal e está presente em televisão, digital e ponto de venda. Para celebrar a associação ao Euro 2024, a Sagres lança também packs comemorativos Sagres MiNi, alusivos ao passatempo

Com o campeonato europeu de futebol à vista, a Sagres lança a mais recente campanha multimeios “Há sempre espaço para acreditar”, de apoio à seleção nacional no Euro 2024. A campanha, que conta com a criatividade da McCann Lisboa e da Dentsu Creative Portugal, está presente em televisão, digital e ponto de venda, e é lançada com um passatempo que leva 20 adeptos ao Euro 2024.

Sob o mote “Ganha Viagens para apoiar a Seleção”, a Sagres vai oferecer 10 viagens duplas à Alemanha, que inclui a estadia em Dusseldorf, o ‘pack adepto’ e um jantar, entre dia 21 e 23 de junho. Os vencedores têm ainda acesso a uma recepção no dia 22 de junho na zona de fãs do estádio Signal Iduna Park no pré-jogo.Todos os portugueses com mais de 18 anos e residentes em Portugal que queiram concorrer, podem inscrever-se no Clube Sagres.

Para celebrar a associação ao Euro 2024, a Sagres lança também packs comemorativos Sagres MiNi, alusivos ao passatempo, e que já se encontram disponíveis em supermercados e hipermercados de norte a sul do país.

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Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)

Realizada por Fred Oliveira, com direção de fotografia de Sergi Gallard e acompanhamento da Film Brokers, a nova campanha publicitária multimeios da Vodafone tem criatividade da VML, produção da Krypton Films e planeamento de meios da Carat

Com criatividade da VML, produção da Krypton Films, realização de Fred Oliveira, direção de fotografia de Sergi Gallard, acompanhamento da Film Brokers e planeamento de meios da Carat, a nova campanha publicitária da Vodafone, É Fibra de Campeão, volta a juntar o futebolista Bernardo Silva e o ator Diogo Valsassina, desta vez para promover o novo serviço de internet fixa da operadora, com uma velocidade 10 vezes mais rápida do que a solução atualmente comercializada.

Para além da televisão, a campanha multimeios está a ser divulgada em digital e redes sociais. “Com este lançamento, a Vodafone reforça o seu compromisso de estar na vanguarda da tecnologia, oferecendo produtos e serviços inovadores que respondam aos hábitos de consumo do presente e, sobretudo, que antecipem as necessidades do futuro da conectividade”, informa a operadora em comunicado de imprensa.

“É esta permanente modernização da nossa infraestrutura que nos permite tirar partido do melhor da tecnologia avançada para oferecer soluções de conectividade inovadoras, que correspondam às necessidades atuais e futuras dos nossos clientes, como esta nova oferta de internet fixa através de fibra ótica, que garante níveis de velocidade elevados”, justifica Luís Lopes, CEO da Vodafone Portugal. O novo serviço recorre à tecnologia XGS-PON.

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APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma

Com design e supervisão criativa de Hugo Dias, a ação de sensibilização da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima revisita a iconografia dos cravos, símbolo da revolução, em mensagens que apelam à liberdade para todas as pessoas

“Democracia é liberdade para todas as pessoas” é o mote da campanha de sensibilização da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) que assinala os 50 anos da revolução do 25 de Abril de 1974. Desenvolvida pela Solid Dogma, com design e supervisão criativa de Hugo Dias, “assinala um marco do passado, celebra o presente e abre as portas a um futuro com liberdade para todas as pessoas”, explica em comunicado de imprensa a agência criativa fundada por Pedro Pires e Alexandre Farto, em 2015.

“O 25 de Abril é liberdade para todas as pessoas”, “O presente é liberdade para todas as pessoas” e “O futuro é liberdade para todas as pessoas” são as frases que, associadas às palavas Futuro, Liberdade e Democracia, se evidenciam, em verde e vermelho, num fundo cor de rosa. “Porque quando uma pessoa é vítima de crime ou violência, vê a sua liberdade ser tolhida, a APAV trabalha diariamente para apoiar e proteger os direitos das vítimas de crime e violência em Portugal”, refere ainda o documento.

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Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions

As sete duplas criativas, selecionadas entre os 70 pretendentes que participaram num bootcamp em Lisboa, vão competir entre 17 a 21 de junho, em Cannes. VML, Arena Media, LLYC e Judas são as agências mais representadas na competição internacional

Já são conhecidos os nomes dos 14 vencedores da Tangity Young Lions Portugal que, entre 17 a 21 de junho, terão a oportunidade de representar o país na competição internacional que integra a 71a edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, em França. A partir do dia 17 de junho, as sete duplas selecionadas receberão os briefings de uma instituição de solidariedade social ou de uma organização não-governamental, tendo apenas 24 horas para a concretização de uma estratégia que vá ao encontro do desafio proposto. A exceção é a dupla selecionada para a categoria de Filme, que terá 48 horas para o executar.

Foram 70 os finalistas que participaram no bootcamp de seleção, realizado na NTT Data, em Lisboa. “Com a determinação e paixão demonstrada nos últimos dias, os 14 jovens profissionais selecionados representarão a alma da criatividade nacional, ao mais alto nível”, garante Ana Paula Costa, representante nacional do Lions Festivals. “Este ano, registámos um aumento de 16% do número de candidaturas, um crescimento que espelha a vontade dos jovens profissionais em ir mais além. As duplas vencedoras têm, agora, a oportunidade de ficar na cabeça e no ouvido das mentes mais criativas”, refere ainda.

“Costumo dizer que os Young Lions representam o futuro do setor da publicidade, criatividade e marketing e são sempre uma fotografia do setor. Este grupo de 70 jovens reflete isso mesmo, uma mistura de jovens de grande qualidade que trabalham em agências e empresas consagradas com outros de novas agências mais recentes que cada vez mais têm dado cartas neste mercado”, sublinha também Vasco Perestrelo, CEO da Multimédia Outdoors Portugal (MOP), entidade representante do Lions Festivals em Portugal. “Esse é o espírito certo que queremos para os jovens criativos nacionais”, acrescenta ainda o responsável.

As duplas vencedoras

 

Media (Leroy Merlin)

1º lugar: João Santos (Arena Media) + Débora Jaime (Arena Media)

2º lugar: Margarida Brilhante (Mindshare) + Bernardo Graça (Mindhsare)

3º lugar: Leonor Moniz (Group M) + Mafalda Aleixo (EssenceMediacom)

 

PR (EDP)

1º lugar: Beatriz Raposo (LLYC) + Rita Paulo (LLYC)

2º lugar: Sofia Melo Mendes (Verlingue) + Inês de Amorim Almeida (EDP New)

3º lugar: Hernâni Correia (Leo Burnett) + Manuel Menezes (Havas)

 

Marketing (Worten)

1º lugar: Mariana Coimbra (Era Imobiliária) + Francisco Vaz Santos (Nova SBE)

2º lugar: Sara Aguiar (P&G) + Filipe Santiago Lopes (Nos)

3º lugar: Catarina Espírito Santo (Nos) + Vanessa Marques (Nos)

 

Filme (Turismo de Portugal)

1º lugar: Francisco Machado (Judas) + Daniel Gordon (Trix)

2º lugar: Carlota Real (Judas) + Luís Ferreira Borges (Stream and Tough Guy)

3º lugar: Miguel Valente (Bar Ogilvy) + Beatriz Roque (BBDO)

 

Imprensa/Outdoor (Betclic)

1º lugar: Maria Branco (Judas) + Catarina Araújo (VML)

2º lugar: Joana Quintela Moura (Havas) + Mariana Trindade (Uzina)

3º lugar: Guilherme Kaufmann (FunnyHow) + Rúben Vilaça (FunnyHow)

 

Digital (Nos)

1º lugar: Tomás de Matos Almeida (BBDO) + João Chicau (VML)

2º lugar: Nuno Miguel Coelho (Acne Lisboa) + Tomás Toste (freelancer)

3º lugar: Welzimar Silva + Pedro Silva (O Escritório)

 

Design (MOP)

1º lugar: David Canaes (Fuel) + Francisco Roque do Vale (VML)

2º lugar: Michelle Silva (Judas) + Carolina Gonçalves (Judas)

3º lugar: Mercedes Alves (This is Pacifica) + Eduardo Abilheira (Abilheira.design)

 

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)

O Instagram e o X foram as plataformas digitais usadas pela editora Penguin Random House, que, em parceria com a agência Bar Ogilvy, criou perfis para autores como Fernando Pessoa, Virginia Woolf, Eça de Queirós, Charles Bukowski, Jane Austen e George Orwell

Desenvolvida pela Bar Ogilvy para a Penguin Random House, Comentários de Autor é o nome da campanha publicitária que a editora livreira encomendou para promover o Dia Mundial do Livro, que se assinala anualmente a 23 de abril. Com direção criativa de João Amaral e Nuno Riça, direção de arte de Catarina Moura e Rita Alvarez e produção de Nuno Calado, tem redação de Beatriz Martinho, Jorge Simões e Gonçalo Neves e pôs ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais ao longo das últimas semanas.

Fernando Pessoa, Virginia Woolf, Eça de Queirós, Charles Bukowski, Jane Austen e George Orwell foram alguns dos autores usados nos perfis que foram criados no Instagram e no X. “Os livros comentam o mundo” é a afirmação que está na génese da ação promocional, gerida nas duas redes sociais selecionadas para a campanha por Tatiana Duque. O filme que a integra, divulgado a 23 de abril, foi produzido pela Jungle Corner, com sonoplastia da Estrela de Alcântara e locução de Joana Manuel.

“Há um ano, um estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que 58,1% dos portugueses não leram um único livro em 2022. Um valor que nos surpreendeu a todos, sobretudo numa altura em que todos os nossos familiares e amigos não param de falar de coisas que leram, mas nas redes sociais”, explica Nuno Riça. “Quisemos levar os livros para onde os portugueses leem mais”, justifica também João Amaral.

“Cada autor comentou notícias, posts e tweets com excertos particularmente relevantes das suas obras. Com dezenas de comentários, os portugueses acabaram por ler grandes clássicos da literatura, mesmo sem se aperceberem”, esclarece a editora em comunicado de imprensa. “Cada perfil criado oferece mais informação sobre os autores, como um link direto para mais detalhes sobre as suas obras”, refere ainda o documento.

“Esta campanha é uma forma surpreendente de dar a conhecer os autores, aumentar a curiosidade para as suas obras e promover os hábitos de leitura no geral”, afirma Marta Cunha Serra, diretora de marketing e comunicação da Penguin Random House. O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor foi instituído na 28ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1995, com a ambição de promover a literatura e os hábitos de leitura um pouco por todo o planeta.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Campanha da Caetsu Two para o Turismo do Porto e Norte premiada em Nova Iorque (com vídeos)

Produzida pela Lobby Productions, a campanha promocional, que integra cinco filmes publicitários, ganhou um galardão de bronze nos New York Festivals TV & Film Awards, na categoria Filmes de Turismo. A versão portuguesa tem locução de Pedro Abrunhosa

Vê-se Mesmo Que É Do Norte, a campanha promocional que a Caetsu Two desenvolveu para o Turismo do Porto e Norte, foi premiada com bronze nos New York Festivals TV & Film Awards, na categoria Filmes de Turismo, em Nova Iorque. Produzida pela Lobby Productions, integra um filme genérico sobre a região e quatro filmes que mostram as principais atrações turísticas do Porto, da região do Douro, do Minho e de Trás-os-Montes com maior pormenor.

A versão portuguesa tem locução do cantor, compositor, instrumentista e produtor discográfico Pedro Abrunhosa mas os cinco anúncios também estão disponíveis em inglês. “Além do prémio, a campanha também garantiu pontos para o Ranking CIFFT, que reúne os vídeos e campanhas turísticas mais premiados de cada ano e é responsável por consagrar os melhores filmes de turismo do mundo”, informa o Turismo do Porto e Norte em comunicado.

“Esta campanha é a prova de que realmente há muito para ver no Porto e no norte de Portugal. Este é um destino com paisagens inigualáveis, uma gastronomia única e uma enorme riqueza cultural. Mas o que realmente faz a diferença é a autenticidade e generosidade das gentes do norte. São as pessoas que transformam esta região num destino memorável”, assegura Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal.

Elaborado pelo International Committee of Tourism Film Festivals (CIFFT), o Ranking CIFFT é atualmente liderado pela campanha portuguesa Nazaré – Bigger than Life, idealizada e produzida pela Oonify, agência nazarena especializada em marketing digital e vídeo. O sexto lugar da tabela é ocupado por outra campanha promocional portuguesa. Intitulada Covilhã, Have Time For Yourself, também foi produzida pela Lobby Productions.  

 

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

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Santa Casa põe a concurso conta de €20,85 milhões

O concurso está dividido em três lotes. O maior (€8,1 milhões) diz respeito à criatividade dos jogos Placard, Totobola, Lotaria Clássica, Lotaria Popular e Eurodreams. O segundo maior (€7,5 milhões) inclui o Euromilhões, o M1LHÃO, o Totoloto, a Raspadinha e o Novo Jogo, enquanto o terceiro (€5,25 milhões) abrange a criatividade institucional das marcas/serviços da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a marca Jogos Santa Casa

Catarina Nunes

Está aberto o concurso para a aquisição de serviços de agência criativa para as marcas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com um valor máximo de €20,85 milhões. As candidaturas podem ser apresentadas até 26 de maio, de acordo com a informação publicada em Diário da República, e a adjudicação é por três anos.

O concurso está dividido em três lotes, sendo o maior deles (€8,1 milhões) o que diz respeito à criatividade publicitária dos jogos Placard, Totobola, Lotaria Clássica, Lotaria Popular e Eurodreams. O segundo maior lote (€7,5 milhões) inclui o Euromilhões, o M1LHÃO, o Totoloto, a Raspadinha e o Novo Jogo, enquanto o terceiro maior (€5,25 milhões) abrange a criatividade institucional das marcas/serviços da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a marca Jogos Santa Casa.

Os valores a adjudicar dizem respeito ao fee anual da agência, que inclui a remuneração base da equipa proposta, os custos indiretos e a margem de lucro da empresa, entre outros, com valores máximos para cada um dos lotes: €240 mil (lote um, €7,5 milhões), €300 mil (lote dois, €8,1 milhões) e €250 mil (lote três, €5,25 milhões), de acordo com o caderno de encargos, a que o M&P teve acesso.

Os custos totais de produção de televisão e rádio dos lotes um e dois, com um limite máximo de €300 mil, os direitos de autor durante um ano para todos os meios e os custos de produção da tabela de referência, com um limite máximo de €880 mil, são outras das despesas incluídas na adjudicação.

Sobre o autorCatarina Nunes

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Falta de dados impede agências criativas de terem campanhas digitais mais sustentáveis

Das 13 empresas incluídas no estudo, destacam-se três grupos de comunicação e publicidade com operações em Portugal, o GroupM, a Dentsu e o Omnicom Media Group

A falta de dados exatos para mapear as emissões associadas à publicidade digital é o principal desafio que as agências criativas têm de enfrentar, para tornarem as suas campanhas de publicidade digital mais sustentáveis, revela Dimitris Beis, analista de dados e gestor de sustentabilidade do Interactive Advertising Bureau (IAB) Europe, a propósito do estudo Mapeamento de Soluções de Estimativa de Gases de Efeito de Estufa na Publicidade Digital.

Os dados aos quais o responsável da associação europeia para o setor do marketing e da publicidade digital se refere dizem respeito a informações sobre viagens, uso de energia, transporte de equipamentos e materiais, entre outros aspetos associados à produção de publicidade digital. Sem esses dados, salienta Dimitris Beis, “torna-se difícil calcular com precisão o impacto ambiental de uma campanha e estabelecer metas de redução adequadas”.

O principal problema é a ausência de dados. “Assim que a indústria estiver alinhada na forma de quantificação da pegada de carbono, o objetivo das empresas deverá ser reduzi-la, descarbonizando as operações e trabalhando com parceiros mais eficientes ambientalmente”, refere ainda o analista.

Das 13 empresas incluídas no estudo, destacam-se três grupos com operações em Portugal, o GroupM, a Dentsu e o Omnicom Media Group, que detêm ferramentas de estimativa da pegada de gases de efeito de estufa, que são disponibilizadas às agências criativas do grupo a nível internacional, mas não em Portugal.

Ana Mendes, diretora-geral do Omnicom Media Group, revela que “em Portugal estamos a dar os primeiros passos e, neste estágio, a responsabilidade da sua utilização ficará a cargo das equipas das três agências, OMD, PHD e Hearts&Science, não estando perspetivada, no imediato, a criação de uma unidade dedicada”.

A diretora-geral do Omnicom Media Group salienta ainda a existência de parcerias externas para o desenvolvimento e integração da metodologia de cálculo da aplicação Carbon Calculator no sistema operativo do grupo “Tem custos associados pelo que a estratégia local adotada é a de utilizar a experiência da network com clientes internacionais que já adotaram e valorizam estes serviços noutros mercados, e onde a sustentabilidade na área do marketing e comunicação assume já dinâmicas muito fortes”, explica Ana Mendes. Contactados pelo M&P, o GroupM e a Dentsu escusaram-se a prestar declarações sobre este tema.

O estudo salienta a necessidade de transparência e de uma relação mais próxima entre as agências criativas e os fornecedores de tecnologia e dados, para a redução da pegada de carbono e das emissões de gases de efeito de estufa. Estas emissões resultam do consumo de eletricidade, dos voos de avião, do alojamento, dos cenários, dos materiais e dos desperdícios, bem como outras fontes de emissão relevantes. Só a programação de conteúdos digitais é responsável por 215 mil toneladas de emissões de carbono por mês, nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Austrália.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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Gillian Anderson e Dali Benssalah protagonizam campanha da Havas Paris para a Sofitel (com vídeo)

Produzido pela Prose on Pixels e realizado por John Hillcoat, o filme publicitário que promove a marca hoteleira francesa foi gravado no México. Além de homenagear o cinema, também valoriza as comunidades locais das regiões onde a cadeia tem hotéis e resorts

The Encounter é o nome da nova campanha publicitária da Sofitel, protagonizada pelos atores Gillian Anderson e Dali Benssalah, embaixadores internacionais da marca hoteleira. Com criatividade da Havas Paris, produção da Prose on Pixels e realização de John Hillcoat, o filme publicitário que a integra mostra o quotidiano agitado de dois artistas que, depois de um dia de trabalho, se cruzam no Sofitel Mexico City Reforma, o hotel escolhido para as gravações do anúncio.

Além de homenagear o cinema, a campanha multimeios também revisita um mercado tradicional mexicano como forma de valorizar as comunidades locais das regiões onde os 120 hotéis e resorts da Sofitel estão localizados. “Este vídeo simboliza, precisamente, o novo posicionamento da Sofitel, o desejo de criar encontros entre culturas, pessoas e ideias, que é, no fund0, a própria definição do nosso ADN”, explica Nicolas Gronier, vice-presidente de marketing global da Sofitel.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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