Campanha da marca Ikea garante-lhe o 4º lugar no ranking da Marktest
Com outdoors que suscitaram risos, críticas e aplausos, a nova campanha da marca sueca permitiu-lhe ascender, pela primeira vez, desde que está em Portugal, ao top 5 de marcas mais […]
Meios & Publicidade
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)
APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma
Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions
Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)
Business Connection: evento exclusivo de networking reúne empresários e executivos numa experiência gastronómica com a Chef Justa Nobre
Com outdoors que suscitaram risos, críticas e aplausos, a nova campanha da marca sueca permitiu-lhe ascender, pela primeira vez, desde que está em Portugal, ao top 5 de marcas mais recordadas, ocupando o 4º lugar, de acordo com os resultados do indicador de recordação de publicidade genérica trabalhado pela Marktest.
Para perceber o efeito desta campanha na notoriedade e recordação da Ikea, esclareça-se que no histórico de presença da marca em Portugal, a melhor posição jamais ocupada neste estudo ao longo de um ano inteiro foi o 17º lugar. E, em 2023, a marca ocupou o 47º lugar no ranking global de marcas mais recordadas pelos portugueses.
A criatividade que se inspirou na atualidade política lusa, assinada pela Uzina, gerou um buzz pouco antes visto nas redes sociais em Portugal, com dezenas de marcas concorrentes e não concorrentes a parodiar o claim inicial e centenas de utilizadores a comentar e discutir o assunto, originando até um aceso debate sobre a existência ou não de limites ao humor e à comunicação comercial.
Com esta campanha, a marca sueca conseguiu assim o feito de pertencer um top de notoriedade e recordação que tem sido ocupado de forma consistente pelas três principais operadoras de telecomunicações e por insígnias de distribuição alimentar como o Continente, Lidl e Pingo Doce, ou por marcas como a Worten e a Nike.