Opinião: Marcas digitalmente sustentáveis
Num mundo em evolução constante, a sustentabilidade e a responsabilidade social surgem não só como conceitos éticos, mas como peças fundamentais na construção de marcas duradouras. É neste contexto que […]
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Num mundo em evolução constante, a sustentabilidade e a responsabilidade social surgem não só como conceitos éticos, mas como peças fundamentais na construção de marcas duradouras. É neste contexto que os profissionais de marketing digital encontram não só o seu grande desafio, mas a oportunidade de impactar, além do ecossistema financeiro, o mundo lá fora. Esta convergência entre o marketing digital, a sustentabilidade e a responsabilidade social faz com que se criem condições favoráveis para a inovação e impacto positivo. No ecossistema digital, as formas de conexão com os utilizadores ou consumidores são intermináveis. Desde as mais usuais, as redes sociais, ao mais recente boom da inteligência artificial (IA), as estratégias de marketing digital são fundamentais para a visibilidade e o envolvimento das marcas.
É nesta nova realidade que o utilizador ganha relevância com a sua consciencialização em relação às práticas sustentáveis e à responsabilidade social e que faz com que seja imperativo e urgente a integração destes valores nas estratégias digitais das marcas. Este é, sem dúvida, o mais recente passo na evolução das estratégias online: a consciencialização digital. Esta é a era do consumidor consciente, onde as escolhas de compra são influenciadas não apenas pelo que uma determinada marca oferece, mas também pelo impacto que ela tem no planeta e na sociedade.
Para quem o digital já é uma realidade, a integração de boas práticas sustentáveis não se resume apenas a fazer o bem, como também é uma oportunidade para construir uma estratégia mais autêntica e que crie relações com propósito junto da comunidade. É aqui que entra a transparência nas ações. Seja num simples post nas redes sociais ou no envio de uma newsletter, é importante que quem nos segue se sinta parte integrante do storytelling, se possa rever com os valores e alinhar de uma forma mais orgânica e espontânea com as marcas.
É esta personalização que se torna cada vez mais imperativa nas estratégias de marketing digital. Não se trata apenas incluir a responsabilidade social no processo. É importante também perceber os comportamentos da comunidade e adaptar os conteúdos de forma alinhada com os valores que estão a ser partilhados. Como exemplo de boas estratégias digitais que se transformam para integrar a sustentabilidade, podemos ter a ativação de uma campanha de email marketing, cujo foco é o destaque de uma determinada iniciativa sustentável, ou a implementação de anúncios online de determinada marca que promova práticas eco-friendly.
É desta forma que se vai conquistando os consumidores. É com esta integração de práticas sustentáveis nas estratégias digitais que o potencial para criar relações e compromisso vai aumentando. As marcas já não são vistas apenas como meros geradores de lucro, mas como agentes de mudança social e ambiental. E, de facto, estes dois pontos estão mais interligados do que se pensa. Ao implementarem estas práticas sustentáveis, as marcas estão não só a ir ao encontro dos valores cada vez mais emergentes na sociedade, mas a construir, ao mesmo tempo, uma reputação sólida, que resulta numa maior lealdade e preferência no momento de escolher.
A partilha de conteúdo no digital não tem de servir unicamente para vender produtos, mas essencialmente para contar histórias. E é neste ponto em que estamos. Num ponto em que é mais do que evidente que o marketing digital já não são só gostos, partilhas e cliques aqui e ali, mas devemos falar, sobretudo, sobre o impacto positivo que gera e de como um legado sustentável pode ser benéfico para as marcas. Para quem faz do marketing digital o seu dia a dia, isto já não é apenas uma tendência, mas a evolução natural para um mundo digital mais consciente. São estas sinergias entre as estratégias digitais, a responsabilidade social e a sustentabilidade que impulsionarão as marcas, que, acima de tudo, contribuirão, assim, para um mundo online mais ético e sustentável.
Artigo de opinião de Alexandre Antunes, digital manager na Guess What