As sugestões de Natal de… Mónica Sousa, country marketing manager da Ikea Portugal
Neste período festivo, o Meios & Publicidade desafiou uma série de personalidades do setor a partilhar 10 sugestões para a época. Além de três campanhas natalícias que as marcaram, três […]
Luis Batista Gonçalves
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)
APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma
Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions
Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)
Business Connection: evento exclusivo de networking reúne empresários e executivos numa experiência gastronómica com a Chef Justa Nobre
Neste período festivo, o Meios & Publicidade desafiou uma série de personalidades do setor a partilhar 10 sugestões para a época. Além de três campanhas natalícias que as marcaram, três podcasts que recomendam e três livros que aconselham a (re)ler, também revelam um dos presentes que mais gostariam de poder receber este Natal. Estas são as sugestões de Mónica Sousa, country marketing manager da Ikea Portugal.
3 campanhas natalícias
“Buster the boxer dog”, a campanha natalícia de 2016 da John Lewis, é uma das que mais a marcaram nos últimos anos. “Familiarizados”, apresentada pela Ikea España em 2018, é outra das que sugere, tal como “O carrossel”, a campanha de Natal que a NOS lançou o ano passado. “Estas são as que destaco entre aquelas de que mais gostei”, confidencia.
3 podcasts
A Beleza das Pequenas Coisas de Bernardo Mendonça. “É um podcast a não perder. Ótimas conversas com pessoas dos mais variados quadrantes, estilos e identidades. Marcou-me, sobretudo, a conversa com a escritora Lídia Jorge e a que teve com o psicólogo Daniel Sampaio. Sempre que tenho um bocadinho de tempo ou vou no carro sozinha, gosto de ouvir”, revela.
Igualmente, com conversas sobre a diversidade, igualdade e inclusão, conduzido por Cláudia Semedo. “É um podcast da Ikea. Teve início em 2020 e vai já na quarta temporada. Aborda todas as dimensões de temas relacionados com igualdade, diversidade e inclusão. E, em cada episódio, damos voz aos testemunhos dos nossos colaboradores e convidamos especialistas de cada área. A quarta temporada estreou agora”, avisa.
Isso Não Se Diz de Bruno Nogueira. “É, para mim, o melhor humorista português, com a sua capacidade de inovar, arriscar e de falar de temas sensíveis. Nos tempos que correm, sabe bem desligar do mundo e ligar-me ao seu sentido de humor”, desabafa Mónica Sousa.
3 livros
A primeira recomendação é uma obra especializada, “This is marketing” de Seth Godin (Penguin Publishing Group). “É um livro que ajuda a perceber a importância da empatia enquanto aspeto central no marketing, com boas citações e casos práticos que nos ajudam a compreender além da teoria”, justifica.
“It’s not how good you are, it’s how good you want to be” de Paul Arden (Phaidon Press) é outro dos incontornáveis. “Acho que é dos livros que mais ofereço e que, volta e meia, folheio em busca de inspiração. Tem histórias curtas, bons conselhos e, acima de tudo, esta ideia de olharmos para o futuro sempre com vontade de fazer mais e melhor, porque não há impossíveis”, considera.
“Kafka à beira-mar” de Haruki Murakami (Casa das Letras). “Por mais livros que leia, continua a ser o meu escritor favorito. A forma descritiva, original e entusiasmante como descreve as situações e as referências musicais faz-nos viajar na história e fazer parte dela”, elogia.
1 presente que gostaria de receber este Natal
Está longe de ser a prenda mais difícil de conseguir. “Para o Natal, quero um espelho Stockholm da Ikea para ampliar a minha sala e torná-la ainda mais bonita”, confessa. “Ainda por cima, é um dos produtos que temos a um preço ainda mais baixo”, sublinha a country marketing manager da Ikea Portugal.