“Life, interrupted”: a campanha da Wunderman Thompson Portugal para a UNICEF para erradicar o casamento infantil
A UNFPA e a UNICEF, com a Wunderman Thompson Portugal como parceiro criativo, lançaram a campanha “Life, interrupted” (Vida, interrompida), para sensibilizar para o programa de Erradicação do Casamento Infantil. […]
Sónia Ramalho
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A UNFPA e a UNICEF, com a Wunderman Thompson Portugal como parceiro criativo, lançaram a campanha “Life, interrupted” (Vida, interrompida), para sensibilizar para o programa de Erradicação do Casamento Infantil.
Uma em cada cinco raparigas no mundo é casada, formal ou informalmente, antes de atingir os 18 anos de idade. Nos países menos desenvolvidos, o número quase duplica: 36% das raparigas são casadas antes dos 18 anos e 10% antes dos 15 anos. São mais de 12 milhões de crianças, anualmente, com as vidas interrompidas antes do tempo.
“A melhor maneira de sensibilizar para esta realidade é contar as histórias reais de Aisha, do Iémen, de Dembe, do Uganda, ou de Sonakhi, da Índia, de uma maneira simples, mas impactante, que nos agarre a querer ler e a querer saber mais”, revelaram Maria Inês Leiria e Sara Soares, a dupla criativa responsável pela campanha.
“Fizemos um projeto que tem um craft, com uma de três imprensas (porque, por vezes, as pessoas esquecem-se de fazer imprensas). Tem um craft ótimo e uma ideia que achamos muito boa e com potencial para fazer a diferença no futuro”, revelou ao M&P Maria Inês Leiria.
“Quando as pessoas leem estas histórias, tudo se torna mais real. Temos acesso a histórias reais destas raparigas de 13 ou 14 anos e o que elas querem é continuar a ir à escola. Maioritariamente são de países africanos, mas não só, e o que querem é ser importantes na comunidade. O objetivo passa por perceber como a sua história é interrompida por esta parte quase inevitável da vida delas, que é: ‘vais casar com o primo do pai porque somos pobres'”, revela Maria Inês Leiria. “O que quisemos foi tornar este assunto mais próximo das pessoas e a melhor maneira é falar destas histórias reais”.
“A UNICEF tem estas histórias escritas, mas quisemos criativamente fazer algo que não fosse só para chocar com fotos ou vídeos. Quisemos juntar a criatividade e fazer algo diferente, que traga esta ideia ao vivo. Conseguimos criar uma peça da qual estamos muito orgulhosos e que é quase uma história infantil. As três histórias começam da mesma maneira – ‘Quando eu crescer quero ser…’ – e acabam sempre com: ‘O meu nome é… e quero ser…’, conta Sara Soares.
Acabar com o casamento infantil é uma tarefa difícil, que precisa do apoio de governos, instituições, empresas e pessoas de todo o mundo. “A Wunderman Thompson está extremamente orgulhosa por ajudar a UNFPA e a UNICEF a aumentarem a consciencialização para esta causa e a mobilizar o mundo para unir forças, de forma a acabar com o casamento infantil até 2030”, subrinhou Nuno Santos, Global Client Lead da UNICEF.
Quando lhes é dada a oportunidade de atingirem o seu potencial, através da escola e de programas de educação desenvolvidos e promovidos pelo Programa Global da UNFPA e UNICEF, as raparigas tendem a tornar-se líderes e pilares das suas comunidades, ajudando a capacitar outras raparigas do seu círculo. O impacto deste ciclo de entreajuda traduz-se em melhorias na saúde, educação, igualdade de género, práticas económicas e ambientais sustentáveis.