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M&P 940: Especial Sustentabilidade

Em primeiro plano na capa destaque para o especial sobre sustentabilidade. A paisagem corporativa está em constante evolução e os critérios pelos quais as empresas são avaliadas têm-se expandido para além do […]

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Em primeiro plano na capa destaque para o especial sobre sustentabilidade. A paisagem corporativa está em constante evolução e os critérios pelos quais as empresas são avaliadas têm-se expandido para além do […]

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Em primeiro plano na capa destaque para o especial sobre sustentabilidade. A paisagem corporativa está em constante evolução e os critérios pelos quais as empresas são avaliadas têm-se expandido para além do simples retorno financeiro. Nos últimos anos, a sustentabilidade e os critérios ESG (ambiental, social e de governança) consolidaram-se como peças-chave no quebra-cabeça do sucesso empresarial. Falámos com várias empresas que revelam quais as prioridades em matéria de sustentabilidade e quais as metas para um futuro próximo.

Destaque ainda para a conversa com Jaime de la Rica, o novo business executive officer da Nespresso em Portugal, que desvenda a estratégia comercial e comunicacional da empresa e a aposta no mercado profissional.

Nesta edição falámos ainda com João Ribeiro, managing partner da Stream and Tough Guy, e com Ernesto Cunha, membro do conselho de administração do Intermarché, sobre a nova campanha de outdoors direcionais, que tem dado muito que falar pela abordagem disruptiva e a aposta no marketing de guerrilha. Um risco calculado?

Publicamos também a reportagem feita nos bastidores da campanha “Rádio Barks”, criada pela agência Havas e pela produtora Casper Films para a Animalife. O objetivo? Chamar a atenção para o abandono de animais.

O espaço de opinião é assinado por Fernando Rente, diretor de marketing corporativo do Doutor Finanças, e a primeira edição de setembro conta com duas novas rubricas: Como é que não me lembrei disto?, em que um criativo revela a campanha que gostava de ter feito, neste caso João Pereira, cofundador da agência Judas, e a estreia da crónica Profissão: Idiota, assinada por Marco Pacheco, diretor criativo da BBDO e escritor.

 

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M&P 957: Como Bernardo Almeida fatura €300 mil com o YouTube + Assédio sexual na publicidade + Especial Euro 2024

O percurso do criador de conteúdos Bernardo Almeida, que fatura €300 mil com o YouTube, os casos de assédio sexual na indústria da publicidade denunciados na conta de Instagram The F Side e um especial sobre os patrocínios ao Euro 2024 são alguns dos destaques

Na edição 957 do M&P, um dos mais antigos youtubers nacionais, Bernardo Almeida, partilha com Luis Batista Gonçalves o percurso que o leva a trocar a licenciatura em engenharia mecânica pela criação de conteúdos digitais para marcas, com os quais fatura €300 mil por ano.

Na crónica Costela de Adão? Não, Paula Cosme Pinto, escreve sobre a conta de Instagram The F Side que tem dado lugar de fala a mulheres que trabalham na indústria criativa em Portugal e denunciando casos de assédio e de abusos sexuais. Na Opinião, Pedro Simões Dias considera que as marcas de serviços estão em processo de extinção, enquanto João Paulo Luz diz que a atenção é a nova variável que todos perseguem.

No Especial Euro 2024, é dada a palavra a algumas das marcas patrocinadoras da seleção nacional, da Federação Portuguesa de Futebol ou do campeonato europeu de futebol.

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O que pode ler na edição 956 do M&P

Uma entrevista com Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, um estudo que indica que quase metade dos criativos têm uma relação difícil com as marcas e o Book com os vencedores dos Prémios de Marketing M&P’23 são alguns dos destaques desta edição

Na edição 956 do M&P, Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, fala sobre os desafios que as marcas enfrentam, como a ameaça das cópias parasitárias que representam €100 milhões que os detentores de marcas copiadas perdem em vendas para marcas que não são as suas. Em entrevista a Catarina Nunes, o diretor-geral da associação que representa as marcas de indústria antecipa ainda o que esperar do 3º Congresso das Marcas, a 28 de maio, e as principais reivindicações para o novo Governo.

No ano em que a empresa que detém e lidera celebra 30 anos, Nuno Santana avança ao M&P que a Niu está focada na autonomia, desenvolvendo projetos em áreas fulcrais como a serralharia e a carpintaria, nos quais está a investir €1 milhão. Em conversa com Luis Batista Gonçalves, Nuno Santana refere ainda que está a negociar o regresso da Niu a Espanha.

Do lado da criatividade, quase metade dos criativos têm uma relação difícil com as marcas. Daniel Monteiro Rahman disseca esta e outras conclusões do estudo Estado da Criatividade, da Lions Advisory, consultora do Cannes Lions que se dedica à análise do mercado publicitário. Vasco Perestrelo, diretor-geral da MOP e representante em Portugal do Festival de Publicidade de Cannes, e Pedro Ribeiro, diretor criativo da Tux & Gill, partilham as suas perspetivas sobre os resultados do Estado da Criatividade.

O Especial Formação&Recrutamento faz um retrato das escolas e universidades de marketing e comunicação, bem como do mercado de recrutamento nestas áreas.

O Book Prémios de Marketing M&P’23 apresenta os vencedores e os melhores momentos da entrega dos prémios do M&P, que distinguem o melhor do marketing nacional.

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M&P 955: Microagências de comunicação e in-Store Media + Especial Marketing Digital

Um artigo de fundo sobre a ascensão das microagências de comunicação e assessoria de imprensa, um dossiê especial sobre marketing digital e a coluna do novo colunista do M&P, Pedro Simões Dias, fundador da Comporta Perfumes e advogado de proteção de direitos de marcas, são alguns dos temas da edição 955

Na edição 955 do M&P destaca-se um artigo de fundo sobre a ascensão das microagências de comunicação e assessoria de imprensa, num mercado em que, cada vez mais, as marcas nacionais e internacionais trocam agências de comunicação de média e grande dimensão por estruturas mais pequenas. Carlota Morais Pires, fundadora da The Communication Studio, é uma das empresárias da comunicação, entrevistada pelo M&P, que se lançou sozinha com uma microagência. Sofia Jardim, proprietária da Strategic Time, conta as razões para que, ao fim de um ano a operar sozinha na comunicação, tenha criado uma outra empresa com parceiros no Dubai, da Digital Connection.

Na rubrica Como é que não me lembrei disto?, o projeto ADLam de digitalização do alfabeto do idioma pulaar, desenvolvido pela McCann/Nova Iorque, é o trabalho que Levi Olivares, diretor digital da McCann Lisboa, gostaria de ter feito.

O Especial Marketing Digital aborda os temas relacionados com a revolução tecnológica e a necessidade de profissionalização no marketing digital, bem como algumas das transformações que este setor enfrenta, como o avanço da inteligência artificial, a procura crescente por personalização e a adaptação a novas plataformas e formatos.

Na Opinião, Pedro Simões Dias, fundador da Comporta Perfumes e advogado de proteção de direitos de marcas, é o novo colunista do M&P. Escreve sobre criação e construção de marcas e os desafios relacionados com propriedade intelectual e dados pessoais, entre outros.

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M&P 954: Entrevista com Vhils + Especial Apostas Online

Uma conversa com Vhils, a propósito da colaboração artística com a Mini, a falta de dados de sustentabilidade na publicidade digital e um dossiê especial sobre apostas online são alguns dos destaques na mais recente edição do M&P

Na edição 954 do Meios & Publicidade destaca-se uma entrevista com Vhils, a propósito da mais recente colaboração do artista, também conhecido como Alexandre Farto, com a Mini, marca automóvel da qual é embaixador. Em conversa com o jornalista Luis Batista Gonçalves, Vhils fala sobre o que mais o desafia e entusiasma nas parcerias colaborativas com marcas, e sobre a Solid Dogma, agência criativa que cofundou.

Na rubrica De Portugal Para o Mundo, Tiago Carvalho, diretor-geral da divisão de produtos profissionais da L’Oréal na região Sapmena, partilha a experiência de trabalhar a partir de Singapura.

A ascensão e a inovação no mercado das apostas online são o ponto de partida do dossiê especial desta edição, em que os responsáveis de alguns operadores do setor, como Betclic, Solverde.pt e Betano Portugal, partilham os desafios e as oportunidades desta indústria. Publicidade programática, análise de dados e influenciadores digitais são alguns dos principais investimentos de marketing das empresas de apostas online, num mercado em que a personalização é determinante.

João Ferreira, partner da Deloitte, escreve, por seu lado, um artigo de opinião sobre o papel da hiperautomação na personalização em larga escala, em que salienta a importância do tratamento de quantidades de dados cada vez maiores.

A questão dos dados, aliás, é transversal a outras áreas do marketing, em que a sua ausência impede as agências criativas de terem campanhas digitais mais sustentáveis, escreve o jornalista Daniel Monteiro Rahman, com base num estudo da IAB Europe, entidade europeia para o setor do marketing e da publicidade digital.

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M&P 953: Especial inteligência artificial

O tema em destaque na edição 953 do Meios & Publicidade é o marketing de influência, com uma entrevista exclusiva a Paul Scannell, líder regional da The Goat Agency, nova […]

O tema em destaque na edição 953 do Meios & Publicidade é o marketing de influência, com uma entrevista exclusiva a Paul Scannell, líder regional da The Goat Agency, nova agência da GroupM que acaba de ser lançada em Portugal. A importância dos dados primários e da autorregulação do marketing de influência, bem como os desafios e as oportunidades dos influenciadores na criação de conteúdos para marcas, são alguns dos temas abordados.

A ascensão da inteligência artificial, nas estratégias de marketing e nas campanhas publicitárias, dá o mote ao dossiê especial desta edição, na qual vários especialistas nacionais analisam as vantagens da inteligência artificial, sem deixar de parte a criatividade e as emoções humanas.

Dentro desta temática, destaca-se o artigo de opinião de Ricardo Henriques da Silva, sócio-fundador da White Way, que escreve sobre o potencial da inteligência artificial enquanto complemento da capacidade criativa, salientando a sua capacidade na análise de dados e identificação de padrões e tendências, que permitem uma melhor tomada de decisões.

Nesta edição, Paula Cosme Pinto estreia-se como cronista, com a coluna ‘Costela de Adão? Não’, dedicada à comunicação e publicidade de temas relacionados com igualdade de género. Na crónica de estreia, a especialista em comunicação, ativista pela igualdade de género e autora do podcast premiado ‘Um Género de Conversa’, reflete sobre a mais recente campanha publicitária da Wells que muda a narrativa em relação às imposições sociais colocadas às mulheres.

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M&P 952: Especial Dia da Mulher e branded content + Book Prémios Comunicação M&P’23

Especial Dia da Mulher e Branded Content  + Book Prémios Comunicação M&P’23 O tema em destaque nesta edição é o Dia Internacional da Mulher e os desafios profissionais enfrentados por […]

Especial Dia da Mulher e Branded Content  + Book Prémios Comunicação M&P’23

O tema em destaque nesta edição é o Dia Internacional da Mulher e os desafios profissionais enfrentados por mulheres portuguesas (criativas, gestoras e editoras), no mercado da publicidade, marketing e comunicação. Entre as entrevistadas, o balanço geral é que ainda há muito para fazer para alcançar o equilíbrio, sobretudo nas áreas criativas, mas as novas gerações de profissionais já estão mais sensíveis às questões da paridade de género.

Dentro desta temática, destaca-se o artigo de opinião ‘Hoje não quero flores’, de Isabel Rodrigues, administradora da Medialivre, que escreve sobre a importância de refletir sobre os números que traduzem as barreiras e os preconceitos em relação às mulheres, e as medidas necessárias no combate às injustiças de género.

O branded content é o tema do dossiê desta edição, que analisa a força e o poder incontornáveis dos conteúdos e narrativas que juntam marcas e meios de comunicação, na construção da notoriedade e da relação das marcas com os consumidores.

Em outro artigo na área do branded content, é abordada a forma como, a nível internacional, a compra ou criação de empresas de produção audiovisual são a mais recente aposta dos grandes grupos de luxo. Trata-se de uma estratégia de comunicação através da criação de conteúdos próprios com as marcas dos grupos de luxo, em parceria com a indústria norte-americana do entretenimento, da televisão e do cinema, como é o caso da recém-estreada série ‘The New Look’, na Apple TV.

Ainda lá fora, um grupo de 32 grupos de media europeus apresentou uma ação judicial contra a Alphabet, sociedade que detém a Google, no valor de 2,3 mil milhões de dólares (cerca de €2,1 mil milhões), alegando que tiveram perdas deste valor, devido às práticas da empresa tecnológica na publicidade digital.

 

Book Prémios Comunicação M&P’23

Neste número, pode ler também o book especial dedicado aos protagonistas e aos projetos vencedores dos Prémios Comunicação M&P’23.

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M&P 951: Global Media e Especial Agências de Comunicação

Nesta edição, o destaque vai para o Global Media Group (GMG), grupo de media que procura atualmente um novo rumo. Para avaliarmos o presente e decidirmos o futuro, é importante […]

Nesta edição, o destaque vai para o Global Media Group (GMG), grupo de media que procura atualmente um novo rumo. Para avaliarmos o presente e decidirmos o futuro, é importante conhecer o passado e o que nos trouxe até aqui. Neste número, decidimos contar a história recente do GMG, que, com títulos como o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias, a TSF, O Jogo, Evasões e Volta ao Mundo, faz parte do ADN da imprensa portuguesa.

Apresentamos também um dossiê sobre agências de comunicação. Analisamos os principais desafios que enfrentam, nomeadamente a explosão do digital e das redes sociais. A massificação e a diversificação do online veio revolucionar-lhes a atividade e o quotidiano, mas também lhes tem feito crescer a faturação.

Em ano de comemoração dos 20 anos da chegada a Portugal, o Rock in Rio Lisboa não celebra apenas esse aniversário este ano. Em paralelo com os 40 anos da marca, faz também a festa num novo espaço, o Parque Tejo. A mudança de localização exige um esforço de comunicação e promoção adicional. Em entrevista ao Meios & Publicidade, Luís Soares, diretor de marketing do festival, explica o que está a ser preparado e desvenda a estratégia promocional desta edição.

Em 2023, o investimento publicitário cresceu 9% em comparação com o ano anterior. A percentagem é avançada por um novo estudo nacional da IPG Mediabrands sobre o panorama dos media, um trabalho de investigação, repleto de indicadores reveladores, que o Meios & Publicidade revela em exclusivo.

Nesta edição, pode ainda ler um artigo sobre o valor dos babyboomers para as marcas. Os seniores de hoje são a geração com maior poder de compra, mas muitas marcas tendem a esquecê-lo(s), avança a Brandkey. Neste número, pode ainda descobrir qual a campanha publicitária que Ruben Barros, criativo da Judas, mais gostava de ter feito na rubrica “Como é que não me lembrei disto?”.

Um dos dois espaços de opinião é, neste número, assinado por Rudolfo Nobre, senior strategist da Fullsix, que escreve sobre o problema da comunicação do ativismo climático, um tema na ordem do dia. Em plena campanha eleitoral, Vítor Cunha, CEO da JLM&A, questiona a atualidade política.

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M&P 950: Especial Eventos

Nesta edição do Meios & Publicidade, entrevista com António Roquette, presidente da APAP (Associação Portuguesa das Agências de Publicidade). Nesta conversa, explica-nos porque é que definiu como prioridade para o seu mandato a aproximação das agências criativas aos decisores, bem como, a importância de captar talento com formações diversificadas para a indústria. Como não poderia deixar de ser, abordámos também a polémica campanha do Ikea, responsabilidade da sua agência, a Uzina.

tagsM&P

Nesta edição do Meios & Publicidade, damos honras de capa a António Roquette, o presidente da APAP (Associação Portuguesa das Agências de Publicidade). Em entrevista, explica-nos porque é que definiu como prioridade para o seu mandato a aproximação das agências criativas aos decisores, bem como, a importância de captar talento com formações diversificadas para a indústria. Como não poderia deixar de ser, abordámos também a polémica campanha do Ikea, responsabilidade da sua agência, a Uzina.

E por esta razão, aproveitámos a oportunidade e convidámos a dupla criativa Fernando Silva e Pedro Barroso para nos falarem das campanhas que mais gostaram de fazer e das que gostariam de ter feito.

O dossier especial deste jornal centra-se no marketing de eventos, uma área que no pós-covid e com o crescimento exponencial da comunicação digital, tem crescido nos últimos anos. Para tal, conversamos com profissionais de agências e organizadores de eventos que nos falaram do potencial e desafios que tem esta área.

Publicamos ainda a última rubrica ”Um dia na vida de…” com João Pedro Silva da Lemon Jelly.

Ainda nesta edição, o regresso do cronista Marco Pacheco, com mais uma história que nos faz sorrir.

 

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M&P 948: Especial Grupos de Comunicação Social

Nesta primeira edição do ano, em primeiro plano na capa, o destaque vai para os grupos de comunicação social e a visão dos CEO sobre os desafios do setor para 2024. Desafiámos os […]


Nesta primeira edição do ano, em primeiro plano na capa, o destaque vai para os grupos de comunicação social e a visão dos CEO sobre os desafios do setor para 2024. Desafiámos os responsáveis pelos grandes grupos de comunicação social para refletirem sobre os principais desafios, bem como oportunidades, que se avizinham para os próximos tempos, e qual o papel dos media nos dias de hoje. Por ordem alfabética, Francisco Pedro Balsemão (Impresa), José Carlos Lourenço (Media N9ve), José Luís Ramos Pinheiro (Grupo Renascença Multimédia), Luís Delgado (Trust in News), Luís Santana (Medialivre), Pedro Morais Leitão (Media Capital) e Salvador Ribeiro (Bauer Media Audio Portugal) partilham a sua visão para 2024.

Destaque ainda para a entrevista com Luís Pedro Ferreira, o novo diretor d’A Bola, que encara a direção do mítico jornal desportivo como um grande desafio. É o regresso do jornalista à casa onde começou como estagiário e onde regressa, 20 anos depois, para liderar a transformação digital do projeto. Uma entrevista dada em conjunto com André Domingues, responsável comercial, que revela a aposta nos conteúdos em vídeo, no branded content e o que está a ser preparado para o mercado do betting.

Também estivemos à conversa com Luís Francisco Sousa, cofundador da produtora Bruá Podcasts, que este mês lança duas novas apostas auditivas. O responsável traça a evolução da produtora e destaca as novas tendências em matéria de podcasts para 2024. Já Hellington Vieira, diretor criativo da The Walt Disney Company Portugal, fala sobre a mudança da FOX para Star Channel, que acontece já no início de fevereiro, e explica como o conceito criativo e o pacote gráfico das novas marcas foram desenvolvidos em Portugal.

E como 2024 vai ser o ano da inteligência artificial, quisemos testar as capacidades do ChatGPT à prova e colocámos várias perguntas sobre as principais tendências para este ano a nível de marketing, redes sociais e como as marcas podem investir mais em conteúdos de áudio. Confira as respostas.

Os espaços de opinião são assinados por Francisco Peres, brand executive da Coverflex, que reflete sobre o grau de satisfação dos profissionais no setor da comunicação, marketing e publicidade, e Ricardo Melo, head of frontend & innovation da Fullsix, que analisa a importância da inteligência artificial e a importância da vertente humana.

A terminar temos a estreia de uma nova rubrica. De Portugal para o mundo acompanha o percurso de profissionais portugueses além-fronteiras, com destaque para Tiago Melo, que se prepara para assumir as funções de diretor-geral da Garnier e das novas marcas da L’Oréal em Espanha e Portugal.

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