Paulo Mariano da Solid Dogma cria “Uma jornada alternativa para Francisco” com recurso a IA
“All about Francis” é o nome da página de instagram criada por Paulo Mariano, creative art director da Solid Dogma em Lisboa. No dia da chegada do Papa Francisco a […]
Sandra Xavier
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)
APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma
Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions
Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)
Business Connection: evento exclusivo de networking reúne empresários e executivos numa experiência gastronómica com a Chef Justa Nobre
“All about Francis” é o nome da página de instagram criada por Paulo Mariano, creative art director da Solid Dogma em Lisboa.
No dia da chegada do Papa Francisco a Portugal, o responsável criou “‘uma jornada alternativa’ – uma experiência criada com recurso a Inteligência Artificial (IA) apresentando Francisco no Portugal que nunca conhecerá e na intimidade que nunca chegará aos portugueses e ao mundo”.
O projeto documenta ficcionalmente “uma visita e uma jornada interior distinta do evento JMJ”, refere Paulo Mariano, em declarações ao M&P
Paulo Mariano explica ainda tratar-se “da alegoria da imagem e do presente: um Papa criado digitalmente por uma máquina, manipulado para uma experiência e visita que não fez, não fará, e que paradoxalmente revela o seu lado mais humano e vulnerável — num trabalho ficção maquinal sobre um homem que é Papa, e não do Papa que é homem, em visita aos quatro cantos do país”.
Paulo Mariano acrescenta que “estes foram o pensamento e o desafio criados numa plasticidade fotográfica assente numa exploração estética e filosófica sobre a construção e os códigos de identidade, justaposto ao momento da visita do Papa Francisco durante as Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa, sublinhando questões em torno da mais ansiada presença e mais dominante busca do momento — em torno de uma figura, um Papa, que corporiza uma fé, e um homem que se quer de carne e osso/ao vivo. Um humano que a todos nós representa. Um mortal, imortalizado em Portugal de uma forma que nunca sequer experienciará.”