FCB Lisboa vence Grande Prémio de Design no Eurobest
É o quarto Grande Prémio conquistado pela FCB Lisboa, agora no Eurobest. “Trata-se de um carimbo no ‘made in Portugal’ que eu espero ajude a que o produto de todo o mercado seja melhor percebido”, comenta ao M&P Edson Athayde, CEO e CCO da agência.
Pedro Durães
News Now, o novo canal 9 do cabo, arranca no início do verão. Vai concorrer diretamente com a CMTV, também da Medialivre
Criatividade ao serviço de um alfabeto em extinção
RTP transmite jogos do UEFA Euro Feminino Sub-17 em direto
Crescer sozinha e em parceria não é uma contradição
Clube da Criatividade apresenta programa do 26º Festival CCP 2024 e da Semana Criativa de Lisboa
Sónia Araújo e Mário Daniel são mecânicos por um dia em campanha da Mercedes (com vídeo)
Perfect Storm produz nova campanha internacional da Coca-Cola (com vídeo)
Carlos Maciel assume direção da Caras e da Caras Decoração. Mariana Correia de Barros convidada a dirigir Activa
APECOM continua a crescer em número de associados
Microagências de comunicação estão a mudar paradigma
É o quarto Grande Prémio conquistado pela FCB Lisboa, agora no Eurobest. Após ter sido o único trabalho nacional premiado na edição deste ano do festival europeu de criatividade, onde conquistou ouro, Reconstituição Portuguesa, desenvolvido pela agência liderada por Edson Athayde para a Penguin Random House, foi o eleito do júri para receber o Grande Prémio na categoria de Design, a mesma em que FCB Lisboa se tornou a primeira agência portuguesa a conquistar um grand prix em Cannes. Desde então, recorde-se, o projeto somou já mais um grande prémio no festival Mad Stars, um bronze nos LIA, tendo também conquistado o primeiro Gran Ojo para uma agência nacional no festival ibero-americano de publicidade El Ojo. Na última semana foi também o único projeto nacional distinguido nos Epica Awards, onde foi premiado com ouro.
“Que ano! Que bom podermos ter colaborado para colocar Portugal em posições tão cimeiras em alguns principais certames criativos do mundo. Trata-se de um carimbo no ‘made in Portugal’ que eu espero ajude a que o produto de todo o mercado seja melhor percebido. Mais uma vez, que ano! Que venha 2023”, comenta, em declarações ao M&P, Edson Athayde, CEO e CCO da FCB Lisboa.
Inspirados na técnica de blackout poetry, um coletivo de poetas e ilustradores liderado pela dupla criativa Viton Araújo e Diego Torgo aplicou o lápis azul sobre as palavras da Constituição de 1933, distorcendo e subvertendo as suas palavras, rasurando e desenhando, dando origem a poemas e ilustrações que exaltam os valores de Abril. A iniciativa Reconstituição Portuguesa deu origem a um livro publicado pela Companhia das Letras (Penguin Random House). O livro foi lançado no dia 25 de Abril no Museu do Aljube, no âmbito das comemorações dos 48 anos da Revolução dos Cravos.
A edição deste ano do festival europeu de criatividade, recorde-se, contou ainda com outra agência nacional entre os finalistas: a BAR Ogilvy com Breaking Sirens, campanha criada para a Amnistia Internacional em parceria com o Meo. Constituída por anúncios publicitários interrompidos com sirenes de ataque aéreo com o objetivo de sensibilizar para a importância de apoiar o trabalho desenvolvido pela Amnistia na defesa dos direitos humanos, sobretudo em contextos como o da guerra na Ucrânia, a campanha, que conquistou este ano o grande prémio dos Prémios Criatividade M&P, somou cinco nomeações para shortlist distribuídas pelas categorias de Rádio, Integrated e Media, a mesma em que alcançou um leão de ouro na edição deste ano do festival Cannes Lions.