Edição digital
PUB
Media :: Noticias

Experiência de utilizador da app Sport TV distinguida nos SportsPro OTT Awards

A Sport TV alcançou o segundo lugar na categoria Best User Experience dos SportsPro OTT Awards 2022. O prémio distingue a experiência de utilizador proporcionada pela app do canal desportivo, […]

Sandra Xavier
Media :: Noticias

Experiência de utilizador da app Sport TV distinguida nos SportsPro OTT Awards

A Sport TV alcançou o segundo lugar na categoria Best User Experience dos SportsPro OTT Awards 2022. O prémio distingue a experiência de utilizador proporcionada pela app do canal desportivo, […]

Sandra Xavier
Sobre o autor
Sandra Xavier
Artigos relacionados
Faturação da Meta aumenta 19% para €40,59 mil milhões
Digital
Cortefiel lança coleção outono/inverno com criatividade da Havas (com vídeo)
Publicidade
Taxas de recordação de anúncios em ‘connected TV’ são 8,7 vezes superiores
Publicidade
DAZN transmite torneio de padel Hexagon Cup
Media
“Os criativos são mais valorizados financeiramente”
Publicidade
Conheça os vencedores dos Prémios M&P Criatividade e Autopromoções & Inovação em Media
Publicidade
PayPal vai vender dados de utilizadores para publicidade direcionada
Digital
Francisca Fernandes assume gestão de oferta e de marcas próprias da Makro
Marketing
Acne cria rótulos que brilham no escuro para a Coral Stout
Publicidade
LinkedIn e Pinterest alvos de ações judiciais por violarem proteção de dados
Digital

A Sport TV alcançou o segundo lugar na categoria Best User Experience dos SportsPro OTT Awards 2022. O prémio distingue a experiência de utilizador proporcionada pela app do canal desportivo, desenvolvida em parceria com a tecnológica Magycal.

Segundo a estação, o prémio foi “conseguido graças aos resultados da app Sport TV, que conta mais de 1.8 milhões de registos e uma avaliação com pontuação máxima dada pelos utilizadores”.

PUB

Nuno Ferreira Pires, CEO da Sport TV, afirma, em comunicado, que “é um orgulho sermos reconhecidos entre os melhores da Europa. A experiência que oferecemos aos nossos fãs é realmente ímpar e apenas possível pelo foco diário das nossas equipas naquilo que o consumidor realmente deseja”.

Eduardo Dias, cofundador e CEO da Magycal, conclui, por sua vez, que “o prestígio atribuído pelos prémios internacionais SportsPro OTT Awards comprova a qualidade e inovação de um projeto muito ambicioso que pretendeu, desde o primeiro minuto, dotar a Sport TV de uma plataforma OTT e second screen que fosse uma referência a nível mundial”.

Os prémios internacionais SportsPro OTT Awards distinguem, todos os anos, os projetos mais inovadores, inspiradores e criativos. Este ano, com vista a celebrar a quarta edição, houve dezassete categorias, mais quatro do que no ano passado.

A Sport TV e a Magycal marcaram presença em duas: Innovation of the Year e Best User Experience, tendo conseguido, nesta última, o segundo lugar.

Sobre o autorSandra Xavier

Sandra Xavier

Mais artigos
Artigos relacionados
Faturação da Meta aumenta 19% para €40,59 mil milhões
Digital
Cortefiel lança coleção outono/inverno com criatividade da Havas (com vídeo)
Publicidade
Taxas de recordação de anúncios em ‘connected TV’ são 8,7 vezes superiores
Publicidade
DAZN transmite torneio de padel Hexagon Cup
Media
“Os criativos são mais valorizados financeiramente”
Publicidade
Conheça os vencedores dos Prémios M&P Criatividade e Autopromoções & Inovação em Media
Publicidade
PayPal vai vender dados de utilizadores para publicidade direcionada
Digital
Francisca Fernandes assume gestão de oferta e de marcas próprias da Makro
Marketing
Acne cria rótulos que brilham no escuro para a Coral Stout
Publicidade
LinkedIn e Pinterest alvos de ações judiciais por violarem proteção de dados
Digital
PUB
Digital

Faturação da Meta aumenta 19% para €40,59 mil milhões

A faturação do Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp sobe 18,8%. O prejuízo da inteligência artificial e da realidade aumentada continua a subir, no terceiro trimestre

Daniel Monteiro Rahman

As receitas totais de faturação da Meta no terceiro trimestre do ano aumentam 19%, para 40,59 mil milhões de dólares (€37,29 mil milhões), em comparação com o mesmo período em 2023, em que regista receitas de 34,14 mil milhões de dólares (€31,36 mil milhões).

A empresa norte-americana de tecnologia apresenta ainda um aumento de 35% dos lucros, em comparação com o ano anterior, passando de 11,58 mil milhões de dólares (€10,64 mil milhões) para 15,66 mil milhões de dólares (€14,38 mil milhões).

As receitas publicitárias da Meta sobem 18,5%, de 39,88 mil milhões de dólares (€36,64 mil milhões) no terceiro trimestre do ano, em comparação com os 33,64 mil milhões de dólares (€30,91 mil milhões) no mesmo período em 2023.

A Família de Apps da empresa – que inclui o Facebook, o Instagram, o Messenger e o WhatsApp – fatura 40,31 mil milhões de dólares (€37,07 mil milhões), comparativamente com os 33,93 mil milhões de dólares (€31,20 mil milhões) registados no período homólogo, subindo 18,8%.

As redes sociais da Meta, incluindo o WhatsApp, têm um lucro de 21,77 mil milhões de dólares (€20,02 mil milhões), face aos 17,49 mil milhões de dólares (€16,08 mil milhões) reportados no ano anterior, o que representa um crescimento de 24,5%.

A faturação do segmento de Reality Labs – que inclui o ‘hardware’, ‘software’ e conteúdos de consumo relacionados com a inteligência artificial (IA), realidade virtual, aumentada e mista – passa de 210 milhões de dólares (€193 milhões) para 270 milhões de dólares (€248 milhões).

Em termos de resultados líquidos, o segmento Reality Labs aumenta o prejuízo para 4,42 mil milhões de dólares (€4,06 mil milhões), no terceiro trimestre, face aos 3,74 mil milhões de dólares (€3,44 mil milhões), no mesmo período em 2023.

A Meta tem investido no Meta AI, o seu modelo de IA, até à data e Mark Zuckerberg, CEO da Meta, revela numa audioconferência que “os investimentos em IA continuam a exigir uma infraestrutura séria, e esperamos continuar a investir significativamente nessa área”.

As ações da Meta caíram mais de 3% após a empresa ter apresentado os resultados do terceiro trimestre do ano, apesar de os lucros e receitas terem superado as expetativas dos analistas de Wall Street para o trimestre. Isto é devido ao crescimento das despesas e investimentos que a empresa prevê fazer durante 2025.

A empresa também tem investido fortemente em outros projetos de longo prazo, incluindo ‘smartglasses’ alimentados por IA e mais recentemente, apresentou o Movie Gen, um modelo de IA generativa, que permite gerar vídeo e áudio a partir de texto. Mark Zuckerberg revela ainda que “o Movie Gen vai chegar ao Instagram em 2025”.

Embora os gastos da Meta tenham aumentado 14% no segundo trimestre de 2024, para 23,24 mil milhões de dólares (€21,36 mil milhões) de 20,39 mil milhões de dólares (€18,76 mil milhões) em 2023, em parte por conta dos investimentos em IA, o aumento das receitas superou o crescimento das despesas e levou a um aumento de três pontos percentuais na margem operacional, de 40% para 43%.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

Daniel Monteiro Rahman

Mais artigos
PUB
Publicidade

Cortefiel lança coleção outono/inverno com criatividade da Havas (com vídeo)

Com planeamento de meios da Media Gate, a campanha inclui televisão e redes sociais e continuará no ar em momentos chave, como a Black Friday e o Natal. Celebridades espanholas, como a jornalista Sara Carbonero (na foto), protagonizam os anúncios produzidos pela Be Sweet Films

A Cortefiel está a lançar a campanha da coleção outono/inverno 2024, idealizada pela agência Havas Creative. Sob o lema ‘O seu melhor eu’, a campanha da marca espanhola de moda detida pela Tendam apresenta as propostas das marcas Cortefiel, Pedro del Hierro, Slowlove, Hoss Intropia e OOTO.

Com base em diferentes planos, a campanha é constituída por um filme principal de 20 segundos e seis ‘spots’ distintos de dez segundos, que representam os diferentes dias da semana.

Nos anúncios, produzidos pela Be Sweet Films e realizados por Alba Ricart, aparecem alguns dos rostos espanhóis conhecidos que estão ligados à Tendam, como a jornalista Sara Carbonero e a apresentadora de televisão Isabel Jiménez, vestidas com a coleção de outono/inverno 2024 da Slowlove, ou modelo Andrés Velencoso, vestido com a coleção da OOTO. Para acompanhar as imagens, foi escolhida a música ‘Follow’, da banda de indie rock anglo-espanhola Crystal Fighters.

A campanha, com planeamento de meios da Media Gate, está presente em televisão e redes sociais e continuará no ar ao longo do ano em momentos chave para o consumidor, como a Black Friday e o Natal. Nacho Soria, Diana Casadiego e Fede Botella da Havas Creative foram os diretores criativos da campanha. A produção ficou a cargo de Raquel Pérez e Cristina Viver, e Victor Mazúrek foi o responsável pelo grafismo.

“Esta é a quinta campanha multimarcas que realizamos com a Cortefiel, ver todas as marcas premium da Tendam unidas é um sonho e orgulho para todos. Os nossos clientes podem ver nesta campanha que oferecemos coleções para cobrir as suas diferentes ocasiões e uma vasta gama de estilos com o clique de um botão na Cortefiel.com ou nas suas mais de 150 lojas Cortefiel”, enfatiza María Sañudo, diretora de marketing internacional da Cortefiel, Pedro del Hierro, Hoss Intropia, Slowlove e OOTO, em comunicado de imprensa.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
Publicidade

Taxas de recordação de anúncios em ‘connected TV’ são 8,7 vezes superiores

Aliar a publicidade nativa à ‘connected TV’ e ao vídeo em campanhas digitais aumenta as métricas de retenção e amplifica o desempenho comercial de marcas e empresas, revela o estudo internacional da MediaScience para a LG Ad Solutions

Os anúncios exibidos em ‘connected TV’ têm taxas de recordação 8,7 vezes superiores e um grau de reconhecimento de marca 4,7 vezes maior, avança o estudo internacional ‘The Connect Effect: How Smart TVs are Changing the TV Experience for Both Viewers and Brands’, desenvolvido pela MediaScience para a LG Ad Solutions.

De acordo com a análise, aliar a publicidade nativa à ‘connected TV’ e ao vídeo em campanhas digitais aumenta as métricas de retenção e amplifica o desempenho comercial das empresas. A possibilidade de os consumidores adquirirem produtos e/ou serviços das marcas que adotam essa estratégia é 11,2 vezes superior, refere ainda o estudo.

“A ‘connected TV’ está a mudar a forma como telespetadores, anunciantes e produtores de conteúdos interagem para além da televisão tradicional. Para capitalizar as possibilidades que este suporte oferece, as marcas devem olhar para além do tradicional anúncio de 30 segundos e concentrarem-se na experiência completa de visualização de TV”, refere Ed Wale, vice-presidente da LG Ad Solutions para a Europa, citado no estudo.

Segundo a investigação, 42% dos utilizadores de ‘connected TV’ ligam-se aos dispositivos sem saberem o que vão ver, permanecendo, em média, 33 segundos em frente ao ecrã a pensar nos filmes, nas séries, nos documentários ou nos espetáculos que vão visualizar.

“Aparecer no primeiro ecrã que as pessoas veem oferece uma oportunidade única de captar a atenção dos consumidores logo no primeiro momento de envolvimento, definindo o tom para toda a experiência de visualização e causando um impacto duradouro, uma vez que as primeiras impressões são as mais importantes”, sublinha Ed Wale.

Apesar de a televisão linear ainda absorver dois terços do investimento publicitário global, os intervalos comerciais mais longos e a falta de controlo de frequência diminuíram a eficácia dos filmes, em comparação com as plataformas mais recentes, refere a análise.

“Incluir a televisão linear em planos de meios ter impactado negativamente a perceção do anúncio em quase todos os atributos testados”, revela o estudo, que também afirma que os anúncios de vídeo, quando exibidos nos telemóveis e nos tablets, têm taxas de recordação menores do que quando são vistos em ‘connected TV’ e até em televisão linear.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
PUB
Media

DAZN transmite torneio de padel Hexagon Cup

Todos os jogos estão disponíveis em direto e ‘on demand’, de forma gratuita, a partir de 29 de janeiro de 2025. A prova internacional de padel conta com a participação da atleta portuguesa Sofia Araújo (na foto), vencedora da primeira edição da competição

A DAZN vai transmitir gratuitamente todos os jogos do Hexagon Cup. A plataforma de ‘streaming’ chegou a acordo com os organizadores do torneio internacional de padel e renovou a parceria, que não abrange os Estados Unidos.

“O padel tem vindo a registar um crescimento inigualável nos últimos anos e estamos comprometidos em apoiar o seu crescimento, proporcionando uma experiência de entretenimento verdadeiramente envolvente e cativante”, refere citado em comunicado de imprensa Tom Burrows, vice-presidente executivo da DAZN, com o pelouro da negociação global de direitos desportivos.

A edição de 2025 do Hexagon Cup arranca a 29 de janeiro, em Madrid, podendo ser acompanhada em direto ou ‘on demand’, através da aplicação móvel ou do site, pelos utilizadores registados na plataforma de entretenimento desportivo.

“A atleta portuguesa Sofia Araújo volta a marcar presença na Hexagon Cup, após ter vencido a primeira edição juntamente com a sua parceira, Delfina Brea, pela equipa AD/vantage de Andy Murray. A campeã nacional de padel estará em Madrid de 29 de janeiro a 2 de fevereiro para lutar pela reconquista do título da Hexagon Cup”, avança a DAZN em comunicado de imprensa.

O sucesso da primeira edição leva a organização da prova a aumentar o investimento na produção audiovisual para elevar ainda mais o padrão de transmissão digital do torneio, sem no entanto adiantar valores.

“A DAZN é a plataforma de ‘streaming’ desportivo com maior alcance mundial e este acordo de renovação confirma que continuamos a crescer e a trabalhar para tornar este evento uma referência internacional”, refere Astrid Thams, diretora comercial da Hexagon, citada no documento.

 

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
Publicidade

“Os criativos são mais valorizados financeiramente”

Na rubrica De Portugal Para o Mundo, Mariana Reis (na foto), codiretora criativa associada da TBWA\Chiat\Day, salienta o facto de trabalhar num mercado com maior capacidade de investimento em marcas e publicidade. Em Nova Iorque, divide o quotidiano laboral com Teresa Verde Pinho, com quem faz dupla

Hilton, Carnival e Columbia Journalism Review são três das marcas que Mariana Reis, codiretora criativa associada da TBWA\Chiat\Day, está a trabalhar em parceria com Teresa Verde Pinho, com quem faz dupla, na agência criativa, em Nova Iorque.

Apesar das saudades do ambiente profissional que tinha em Portugal, que não volta a encontrar nos Estados Unidos, a criativa depara-se com formas distintas de ver as coisas e com estímulos e obstáculos que têm obrigado a vencedora de uma Prata, na competição internacional Eurobest Young Creatives, em 2015, a sair da zona de conforto.

Trabalhar fora de Portugal era uma ambição ou houve uma circunstância a determinar a saída?

Achava que tinha sido a vida a empurrar-me nessa direção, mas, recentemente, a minha mãe contou-me que, logo desde muito nova, já dizia que queria ir para fora. Por isso, agora, acho que foi uma combinação de fatores. Primeiro, porque cresci numa época em que ainda se acreditava que, para ter sucesso, era necessário emigrar. E, segundo, porque sempre quis viver uma aventura no estrangeiro.

Trabalhar no estrangeiro é uma ambição de adolescência, que Mariana Reis concretiza nos Estdos Unidos, agora em Nova Iorque

Acho que sempre trabalhei com essa ambição, mas tenho consciência de que, naquela altura, não sabia bem o que fazer para o conseguir. A oportunidade só surgiu quando eu e a minha dupla, a Teresa Verde Pinho, ganhámos Prata no concurso Young Creatives do Eurobest. Foi isso que nos abriu as portas para o mercado internacional.

Em termos profissionais, quais são as diferenças entre trabalhar em Portugal e nos Estados Unidos?

Saí de Portugal em 2016 e, certamente, o mercado mudou nos últimos anos. Por isso, talvez a minha visão já não seja totalmente realista. Mas, ignorando esse pequeno detalhe, para mim, há três diferenças fundamentais. A primeira é o dinheiro. As marcas nos Estados Unidos investem muito mais, o que facilita a criação de oportunidades. Além disso, os criativos são mais valorizados financeiramente.

E quais são as outras?

A segunda é o mercado global. Mesmo trabalhando para marcas nos Estados Unidos, o impacto é global, o que abre portas para projetos com maior visibilidade e alcance. E a terceira são as pessoas. Temos estilos de trabalho bastante diferentes, creio que questionamos mais o ‘briefing’ e o cliente, além de também apresentarmos ideias mais fechadas.

Esse choque cultural é o maior desafio, adaptarmo-nos à cultura local sem perdermos a nossa essência. Não é à toa que, quando emigramos, dizemos, com orgulho, que somos portugueses. Desculpem se soar patriota, mas, se estar fora me ensinou algo, foi a olhar para dentro e a ver o que conseguimos fazer com tão pouco. Agora imaginem o que seríamos se tivéssemos a confiança dos americanos.

Quais são as mais-valias e os obstáculos que o ser portuguesa tem no seu trabalho?

Acho que o terceiro ponto da resposta anterior já aborda isso. Tendo trabalhado em vários mercados, a minha experiência mostra que o fator humano é sempre o mais desafiador. Temos uma forma direta de nos expressarmos, que nem todas as culturas apreciam. Somos francos, dentro da agência, sobre quais são as batalhas que valem a pena e isso também não agrada a todas as culturas. Tentamos criar laços pessoais entre as equipas, e, mais uma vez, nem todas as culturas valorizam isso.

Essas características acabam por ser forças ou fraquezas?

O facto de sermos diretos e de não desperdiçamos tempo, de sermos honestos e de não criarmos falsas expetativas e de procurarmos estabelecer relações mais humanas são grandes vantagens, desde que esses atributos sejam usados com moderação. Isto sem esquecer a nossa dedicação e a capacidade de desenrascar, que são trunfos em qualquer área.

Em Nova Iorque, Mariana Reis salienta o facto de trabalhar num mercado com maior capacidade de investimento em marcas e publicidade

Outro ponto importante é a nossa visão global. Estarmos fora da nossa cultura permite-nos observar as coisas sob outra perspetiva, trazendo novos ‘insights’ para as organizações onde estamos inseridos.

Quais são as particularidades do mercado publicitário norte-americano, em relação ao português?

Além das diferenças já mencionadas, há uma particularidade evidente, que é o tempo. Trabalhar para marcas globais demora mais tempo. Os prazos para os criativos continuam apertados, mas o processo de aprovação e decisão é muito mais demorado, o que, mais do que um desafio, torna-se bastante frustrante.

Qual é o momento que o mercado publicitário norte-americano está a atravessar?

Está a atravessar um momento de crise, mas, ao olhar em volta, pergunto-me também se não estará a publicidade, de forma geral, a passar por um momento de crise.

Que funções desempenha atualmente e que projetos tem em mãos?

Eu e a minha dupla acabámos de nos mudar para Nova Iorque, onde assumimos o cargo de codiretoras criativas associadas na TBWA\Chiat\Day. Neste momento, estamos a trabalhar com a marca de cruzeiros Carnival, com a cadeia de hotéis e resorts Hilton e com a revista Columbia Journalism Review.

Qual foi a experiência profissional que teve até agora que mais a marcou?

Curiosamente, foi um projeto global que produzimos em Portugal, o ‘Merry Birthday’ para a Coca-Cola, no Natal do ano passado. Foi um projeto carregado de lágrimas, suor e sangue, como se costuma dizer. A maior festa surpresa do mundo, em que Cascais se uniu para celebrar o nascimento de uma consumidora, Olívia Houssiaux, que fazia anos a 23 de dezembro.

‘Merry Birthday’, projeto global desenvolvido para a Coca-Cola em Portugal, é a experiência profissional que Mariana Reis mais destaca

Foi uma festa surpresa em que o mundo inteiro pôde juntar-se, com o objetivo de inspirar as pessoas a celebrar aqueles que dividem o aniversário com o Natal.

O que é que essa ação teve de tão marcante?

Por ser um evento ao vivo, em Portugal, com produção portuguesa e uma equipa composta por portugueses, colombianos, brasileiros e americanos, para uma marca que representa a magia do Natal, mas cujo tema não era o Natal. Foi, sem dúvida, um projeto que nunca irei esquecer e que partilho através do código QR nesta página.

Em termos profissionais, do que é que tem mais saudades em Portugal?

Acima de tudo, das pessoas. Lembro-me que, quando trabalhava na Fuel, havia companheirismo e amizade e todos trabalhavam com o mesmo objetivo. Nunca voltei a encontrar um ambiente profissional onde me divertisse tanto a trabalhar como naquela época.

Pensa regressar a Portugal?

Essa vontade existe em quase todos os emigrantes. Se estiver errada, peço que não me ‘cancelem’. A família, os amigos e tudo o que faz de Portugal o país que é, a comida, o sol, o vinho, a cerveja, os caracóis, o bacalhau e o mar gelado, deixam muita saudade.

Em termos profissionais, acredito que há bom trabalho a sair de Portugal, o que me faz sonhar com a possibilidade de voltar ou, quem sabe, de trabalhar remotamente. Por enquanto, não acredito que isso seja uma realidade próxima, mas nunca se sabe. Como se costuma dizer, a vida é o que acontece enquanto fazemos planos para o futuro, apesar de reconhecer que a citação é um cliché.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
PUB
Publicidade

Conheça os vencedores dos Prémios M&P Criatividade e Autopromoções & Inovação em Media

A cerimónia de entrega de prémios (na foto) decorreu ao final da tarde de 30 de outubro, na Estufa, em Monsanto

‘A estante dos 75.800 euros’, da Uzina para a Ikea, é a vencedora do Grande Prémio dos Prémios M&P Criatividade, em que a Dentsu Creative Iberia é distinguida como Agência Criativa do Ano, a 78 como Produtora do Ano e a Meo como Anunciante do Ano.

Na edição deste ano dos Prémios M&P Criatividade, houve 212 trabalhos inscritos, dos quais resultaram 75 finalistas e 54 prémios: dez ouros, 20 pratas e 24 bronzes. Os trabalhos foram avaliados por um júri composto por Alexandre Costeira (GR8), Américo Vizer (LLYC), Filipe Teotónio Pereira (Nova Expressão), Francisco Pedreira (Clube Recreativo), Ivo Purvis (Dentsu Creative Portugal), João Madeira (Fuel), Judite Mota (VML), Luís Lobato Almeida (Pingo Doce), Mário Patrocínio (Bro Cinema), Nuno Cardoso (Nossa), Nuno Miranda (DAZN), Pedro Morgado (Fullsix),  Rodrigo Silva Gomes (Lola Normajean) e Vasco Thomaz (Judas).

Nos Prémios M&P Autopromoções & Inovação em Media, o Grande Prémio vai para o ‘rebranding’ do Star Channels, da The Walt Disney Company Portugal, desenvolvido pela This is Pacifica. O trabalho Observador Podcast Plus, formato de áudio do Observador, tem ainda uma Menção do Júri.

No total foram inscritos 88 trabalhos em Autopromoções & Inovação em Media, chegando 37 deles à final, dos quais 36 foram premiados: cinco ouros, 12 pratas e 19 bronzes. Filipa Avillez (Media Nove), Filipa Marçal Grilo (Impresa), Maria João Carvalho (The Walt Disney Company Portugal), João Lobo (Renascença Multimédia), João Magalhães (Canais TVCine), José Manuel Gomes (MediaLivre), Manuel Simões de Almeida (Bauer Media Audio Portugal), Mafalda Campos Forte (Global Media), Marina Ramos (RTP) e Rudolf Gruner (Observador) são os representantes dos meios de comunicação social que avaliaram os trabalhos a concurso.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu ao final da tarde de 30 de outubro, na Estufa, em Monsanto, em Lisboa. Conheça os vencedores Premios M&P Autopromoções & Inovação Em Media 2024 Premios M&P Criatividade 2024.

 

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
Digital

PayPal vai vender dados de utilizadores para publicidade direcionada

A atualização da política de privacidade entra em vigor a 27 de novembro, com a PayPal a começar a recolher informações sobre as contas dos seus consumidores, que no terceiro trimestre de 2024 são 432 milhões

A Paypal, empresa tecnológica de pagamentos, vai começar a vender os dados de clientes a terceiros para fins de publicidade direcionada. As informações pessoais a serem divulgadas incluem produtos, preferências, tamanhos e estilos que a empresa de pagamentos considera que o utilizador irá gostar, segundo o The Wall Street Journal.

A atualização da política de privacidade entra em vigor a 27 de novembro, com a PayPal a começar a recolher informações sobre as contas dos seus consumidores, que no terceiro trimestre de 2024 são 432 milhões. “Estamos empenhados em ser transparentes na forma como partilhamos as informações que permitem à PayPal e aos seus parceiros comerciais personalizar as experiências de compra dos clientes”, revela Amy Bonitatibus, diretora de comunicação da PayPal, em comunicado de imprensa.

A empresa dá aos consumidores a possibilidade de optarem por não participar, mas apesar de apenas ter de se clicar numa definição numa aplicação, de acordo com um relatório do Tribunal de Contas dos Estados Unidos de 2020, as taxas de recusa deste tipo de partilha são geralmente inferiores a 7%, avança o The Wall Street Journal.

De acordo com um estudo do Pew Research Center em 2023, dois terços dos cidadãos norte-americanos não sabem o que as empresas estão a fazer com os seus dados e uma percentagem ainda maior considera que tem pouco controlo sobre os mesmos, o que, por si só, poderia explicar a razão pela qual as taxas de recusa de acesso aos dados são tão baixas.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

Daniel Monteiro Rahman

Mais artigos
PUB
Marketing

Francisca Fernandes assume gestão de oferta e de marcas próprias da Makro

“A gestão das marcas próprias é uma área estratégica que pretendo desenvolver ainda mais, assegurando a diversidade, a qualidade e a sustentabilidade das nossas propostas”, afirma a gestora da marca de retalho grossista

Francisca Fernandes é a nova gestora de oferta e de marcas próprias da Makro Portugal, cargo que abrange a gestão transversal de categorias de produtos frescos e ultrafrescos, bebidas, secos e produtos não-alimentares.

A promoção, anunciada a 29 de outubro, insere-se numa estratégia contínua que procura reforçar a oferta de marcas próprias, oferecendo soluções diferenciadoras aos clientes nacionais.

Com experiência reconhecida no setor do retalho alimentar, Francisca Fernandes está desde 2021 na filial portuguesa da Metro, empresa grossista alemã que detém a marca. Em junho de 2023, assume o cargo de vice-chefe de oferta, ficando responsável por toda a área de ‘self-service’ da Makro Portugal.

“Estou muito entusiasmada com esta nova fase. Com o compromisso e a paixão da nossa equipa, conseguiremos continuar a inovar na oferta de produtos e serviços que melhor respondem às necessidades dos nossos clientes. A gestão das marcas próprias é uma área estratégica que pretendo
desenvolver ainda mais, assegurando a diversidade, a qualidade e a sustentabilidade das nossas propostas”, afirma Francisca Fernandes, citada em comunicado de imprensa.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
Publicidade

Acne cria rótulos que brilham no escuro para a Coral Stout

O lançamento da edição especial de Halloween é apoiado por uma campanha de múpis, múpis digitais e redes sociais, em que os rótulos fotoluminescentes são os protagonistas. “A Coral assume-se mais uma vez como a cerveja mais próxima dos madeirenses”, afirma Tiago Cruz, diretor criativo da Acne Lisboa

Para celebrar o Halloween, a Coral, marca de cerveja produzida pela Empresa de Cervejas da Madeira, lança rótulos especiais para a cerveja preta Coral Stout. Denominada edição Coralloween, a ideia foi desenvolvida pela Acne Lisboa, agência criativa da Deloitte. Os rótulos especiais são fotoluminescentes, permitindo que brilhem no escuro nas festas onde estiverem disponíveis.

“Com esta ideia, a Coral assume-se mais uma vez como a cerveja mais próxima dos madeirenses, com uma aposta contínua em surpreendê-los e proporcionar-lhes experiências originais”, afirma Tiago Cruz, diretor criativo da Acne Lisboa, em comunicado de imprensa.

O lançamento desta edição especial de Halloween é apoiado por uma campanha, veiculada em múpis, múpis digitais e redes sociais, em que o protagonismo vai para os rótulos que brilham no escuro, fazendo ligação ao slogan da campanha publicitária, ‘na noite mais escura, ela brilha’. As ilustrações dos rótulos são inspiradas na temática do Halloween e em elementos característicos da Madeira.

“A noite de Halloween tem vindo a ganhar força na Madeira: as pessoas aderem, apostam cada vez mais em disfarces originais e surpreendentes e, à noite, juntam-se em festas temáticas. A Coral, enquanto cerveja que melhor conhece os madeirenses, tem que os acompanhar e nunca deixar de os surpreender. Acredito que esta ideia o faz muito bem e vai ter um impacto muito positivo”, enfatiza João Rodrigues, diretor de marketing da Empresa de Cervejas da Madeira, citado em comunicado de imprensa.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
Digital

LinkedIn e Pinterest alvos de ações judiciais por violarem proteção de dados

O LinkedIn foi multado em €310 milhões pela IDPC por violações de privacidade relacionadas com a atividade de rastreio de anúncios. A Noyb acusou o Pinterest de violar o RGPD, ao não obter o consentimento explícito dos utilizadores para o rastreio de dados

O LinkedIn e o Pinterest estão a ser acusados de violações ao Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), devido às práticas na publicidade, noticia o The Drum. O LinkedIn, detido pela Microsoft, foi multado em €310 milhões pela Comissão Irlandesa para a Proteção de Dados (IDPC), por violações de privacidade relacionadas com a sua atividade de rastreio de anúncios. Apenas um dia antes da decisão do LinkedIn, a organização de defesa dos direitos de privacidade Noyb acusou o Pinterest de violar o RGPD, ao não obter o consentimento explícito dos utilizadores para o rastreio de dados.

A IDPC identificou uma série de violações do quadro de privacidade do consumidor da União Europeia (UE), o RGPD, incluindo violações à integridade e transparência das suas práticas de processamento de dados, determinando que o LinkedIn não informou adequadamente os utilizadores sobre as suas práticas e afirmando que algumas das justificações da empresa para o processamento dos dados dos utilizadores eram inválidas.

“A legalidade do processamento é um aspeto fundamental da lei de proteção de dados e o processamento de dados pessoais sem uma base legal adequada é uma violação clara e grave do direito fundamental de um utilizador à proteção de dados”, afirma Graham Doyle, comissário adjunto da IDPC, em comunicado. Para além da coima, a entidade reguladora irlandesa emitiu uma ordem ao LinkedIn exigindo que este cumpra integralmente o RGPD.

O Pinterest, por seu lado, foi acusado pela Noyb de violar o RGPD ao não obter o consentimento explícito dos utilizadores para o rastreio de dados, uma vez que a plataforma rastreia os seus 136 milhões de utilizadores europeus por defeito, para “personalização de anúncios”. Na UE, os utilizadores têm de desativar manualmente a definição se não quiserem ser seguidos.

O litígio centra-se na base jurídica de que o Pinterest utiliza o interesse legítimo para processar os dados dos utilizadores, o que permite o processamento de informações pessoais caso seja do interesse do indivíduo ou da organização que o aceita, mesmo que não seja exigido por lei. A Noyb alega que a utilização desta base pelo Pinterest para a segmentação de anúncios é injustificada e viola ilegalmente a privacidade dos utilizadores.

A organização de defesa dos direitos de privacidade cita uma decisão de 2023 do Tribunal de Justiça da União Europeia, que derrubou o uso de interesse legítimo pela Meta para publicidade direcionada. A Noyb sugere que esta decisão estabeleceu um precedente e deve exigir que o Pinterest garanta o consentimento explícito do utilizador para publicidade personalizada.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

Daniel Monteiro Rahman

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Meios & Publicidade. Todos os direitos reservados.