PortugalFoods aponta à internacionalização com nova assinatura criada pela DDB
Atlantic meets Mediterranean é a assinatura que passará a ser assumida pela PortugalFoods com o objectivo de diferenciar a oferta portuguesa nos mercados externos, sublinhando as especificidades da produção agroalimentar nacional.
Pedro Durães
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Atlantic meets Mediterranean é a assinatura que passará a ser assumida pela PortugalFoods com o objectivo de diferenciar a oferta portuguesa nos mercados externos, sublinhando as especificidades da produção agroalimentar nacional. A mudança ao nível do conceito de comunicação, refere-se em nota de imprensa, “está integrada na estratégia de internacionalização desenvolvida pela PortugalFoods, que tem como frente principal o crescimento da presença portuguesa nos mercados internacionais”.
“Uma das conclusões da estratégia é a necessidade de comunicar Portugal como país de dieta mediterrânica, Património Cultural Imaterial da Humanidade, sobretudo nos mercados onde este conceito é reconhecido e associado a um modo de vida e de consumo”, acrescenta-se, referindo ainda que “noutros mercados será importante comunicar a influência Atlântica na produção agroalimentar portuguesa enquanto factor diferenciador”.
O conceito, acredita a entidade, “permitirá valorizar a oferta do sector agroalimentar” já que, considera Amândio Santos, presidente da PortugalFoods, “além de sermos um país soalheiro e hospitaleiro, possuímos também traços únicos na nossa forma de estar e de produzir devido à nossa posição geográfica privilegiada e às diversas influências culturais que recebemos”. “Tudo isto, aliado à distinção dos produtos portugueses, fez com que existisse a necessidade de criarmos uma nova assinatura para a PortugalFoods, que exprimisse esta diferenciação, com impacto nas exportações e na internacionalização das empresas”, argumenta o mesmo responsável.
A nova assinatura e conceito de comunicação, que serão aplicados ao nível da estratégia de internacionalização até 2021, estiveram a cargo da DDB, agência que tem vindo a trabalhar a comunicação da associação nos últimos anos. Alexandra Pereira, directora-geral da DDB, explica que “revelando as especificidades do encontro entre o oceano Atlântico e o mar Mediterrâneo, que estimula os sentidos e a imaginação colectiva nacional, quisemos posicionar a PortugalFoods como a entidade que impulsiona o que de melhor trazem estas duas grandes influências para a produção nacional”.