Quem lidera o investimento nos primeiros oito meses do ano
A Unilever Fima continua a ser o maior anunciante, com um investimento, entre Janeiro e Agosto, de 296 milhões de euros (a preços de tabela). De acordo com dados MediaMonitor, que avalia o investimento publicitário em Portugal a preços de tabela, no ranking de anunciantes dos oito primeiros meses do ano surgem a Vodafone (228 milhões de euros), Continente (189 milhões), NOS (183 milhões) e Altice (162 milhões). A fechar a lista de maiores anunciantes encontram-se a Procter & Gamble, L’Oréal, European Home Shopping, Reckitt Benckiser e Lidl.
No caso das agências de meios, o primeiro posto é ocupado pela Wavemaker com 884 milhões de euros no acumulado Janeiro-Agosto, a preço de tabela. A Wavemarker é depois seguida pela OMD (786 milhões de euros), Carat (721 milhões), Initiative (686 milhões) e Arena (683 milhões). Os lugares seguintes são ocupados, por ordem decrescente, pela Starcom, Mindhare, Havas Media, Mediacom e Zenith.
Entre as agências criativas, a liderança continua nas mãos da Havas, com um investimento a preços de tabela na ordem dos 513 milhões de euros entre Janeiro e Agosto. O top 5 conta ainda com a Thompson (425 milhões de euros), Fuel (409 milhões), VMLY&R (295 milhões) e Partners (271 milhões). BAR Ogilvy, Publicis, TBWA, BBDO e FCB Lisboa ocupam, por ordem decrescente, os lugares seguintes.