Empresas têm dificuldade em encontrar talento tecnológico especializado

Por a 21 de Agosto de 2019

TI computadorOitenta e um por cento das organizações tem dificuldades em contratar perfis de IT especializados, principalmente em projectos e programação, refere uma pesquisa da consultora Robert Walters, que envolveu os mercados de Portugal e Espanha.

“Nos últimos dois anos, a oferta de emprego para cargos de IT aumentou em média 38% a cada 6 meses. Start-ups, empresas tecnológicas e pertencentes aos sectores bancário, seguros, retail e internet são as que mais têm contribuído para esse aumento”, refere o estudo.

Além disso, segundo o estudo, 65 por cento das empresas consideram que o maior desafio que enfrentaram nos últimos anos foi conseguir profissionais com o talento especializado de que necessitavam, seguido da dificuldade de responder às expectativas salariais do mercado de trabalho (19 por cento). Por outro lado, 46 por cento dos departamentos de TI apontam a escassez de profissionais como o seu maior factor de risco, para além da elevada carga de trabalho (46 por cento), limitações orçamentais (15 por cento) e a falta de envolvimento ou compromisso da equipa de gestão nos seus projectos e processos (15 por cento).

Do lado dos profissionais de tecnologia, 47 por cento acreditam que as empresas não oferecem salários de acordo com o tipo de função que desempenham. Além da remuneração, 40 por cento confessam que não conseguem encontrar uma empresa que vá ao encontro das expectativas de desenvolvimento profissional.

Este estudo baseia-se em cerca de 300 entrevistas a responsáveis de recursos humanos em empresas e a 900 profissionais de TI e digital em Portugal e Espanha.

Deixe aqui o seu comentário