Instituto das Novas Profissões e a ESTAL também estão na lista para fechar

Por a 23 de Julho de 2019

pjimage (25)Não é apenas o ISCEM que terá de fechar portas. Segundo avança o Observador são mais cinco instituições do ensino superior privado que deverão encerrar. Tratam-se de dois estabelecimentos situados em Gaia, a Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo e o Conservatório Superior de Música de Gaia, a par de três de Lisboa: o Instituto Superior de Novas Profissões, a Escola Superior de Educação de Almeida Garrett e a Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa (ESTAL). O Instituto das Novas Profissões e a ESTAL ministram vários cursos das áreas das relações públicas, comunicação e design.
As causas apontadas para o encerramento destas instituições privadas é a falta de acreditação, da responsabilidade da Agência de Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
De acordo com o Observador, em nenhum destes casos existe um despacho para o encerramento compulsivo das instituições, conforme previsto na lei. Fonte oficial do Ministério do Ensino Superior confirma que “o procedimento de encerramento compulsivo ainda se encontra em tramitação na Direcção Geral do Ensino Superior (DGES), não estando ainda concluído nessa sede e não tendo ainda sido remetido ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Apenas será proferido despacho ministerial sobre encerramento compulsivo depois de concluído o processo que se encontra a correr na DGES e após estarem garantidas todas as condições para salvaguardar os interesses dos estudantes do estabelecimento a encerrar”. No caso do ISCEM, a escola começou já a reencaminhar os alunos para escolas superiores públicas.

Deixe aqui o seu comentário