Bareme Rádio: Comercial e RFM separadas por uma décima

Por a 11 de Julho de 2019

Manhãs ComercialA Rádio Comercial mantém o título de estação mais ouvida do país mas vê encurtar a distância para a RFM, com apenas uma décima a separar as duas estações na disputa pela liderança nas audiências de rádio. Depois de na segunda vaga do Bareme Rádio da Marktest ter alcançado o melhor resultado já registado por uma estação com uma Audiência Acumulada de Véspera (AAV) de 18,9%, a Comercial fixa-se agora nos 18,5%, valor que representa, ainda assim, um crescimento de cinco décimas relativamente à vaga homóloga em 2018, quando a estação do grupo Media Capital Rádios (MCR) alcançou pela primeira a fasquia dos 18% de audiência.

Já a RFM regista uma subida de duas décimas face à vaga anterior, passando dos 18,2% para os 18,4% (+1,1 pp na comparação com a vaga homóloga no último ano), encurtando a distância para apenas uma décima quando na vaga anterior as estações do grupo MCR e Renascença Multimédia estavam separadas por sete décimas. A Comercial lidera igualmente em reach semanal, com 37,7% contra os 36,6% da RFM, mas quando o indicador de comparação é o share de audiência a liderança passa para a estação do grupo Renascença Multimédia com 26,6% contra 23,6% Comercial.

Na terceira posição mantém-se a M80, apesar de a estação do grupo MCR registar uma descida dos 7,2% de AAV alcançados na segunda vaga deste ano para os 6,5%, valor que representa, no entanto, um crescimento de 1,1 pontos percentuais em comparação com a vaga homóloga (5,4%). A Renascença mantém-se na quarta posição ao registar uma AAV de 5,9%, o que traduz uma subida de 0,2 pontos percentuais face à vaga anterior e de um ponto percentual em comparação com os 4,9% que a estação registava na vaga homóloga em 2018. O top 5 das rádios mais ouvidas no país fica completo com a Antena 1, que desce ligeiramente dos 5,1% para 5% entre as duas vagas (+0,2pp relativamente à vaga homóloga).

Cidade FM, com 3,9% (+0,1pp entre vagas e +1,4pp na comparação homóloga) e Mega Hits, igualmente com 3,9% (+0,4pp/+0.8pp) dividem agora a sexta posição, seguidas pela TSF, com 2,9% (-0,2 pp do que na última vaga e a mesma AAV da vaga homóloga), Antena 3, com 2,2% (+0,4pp), a Smooth FM, com 1% (-0,1pp/+0,2pp) e a Vodafone FM, com os mesmos 0,4% (+0,1pp face à vaga homóloga).

Analisando por grupos, a Renascença Multimédia assumiu a liderança, com uma AAV de 27,1%, valor que traduz um crescimento de 0,5 pontos percentuais face aos 26,4% alcançados na segunda vaga deste ano e de 2,6 ponto percentuais comparativamente à vaga homóloga, altura em que o grupo se fixava nos 24,5%. O grupo Media Capital Rádios (MCR), que na última vaga atingiu os 28,5%, desce para os 26,9%, valor que representa, ainda assim, um crescimento de 2,3 pontos percentuais na comparação com a vaga homóloga. Com 7,3%, a RTP mantém o valor obtido na vaga anterior e sobe 0,3pp relativamente a vaga homóloga em 2018.

Deixe aqui o seu comentário