Audiências em Maio: RTP1 regista a melhor performance do ano. TVI mais longe da SIC

Por a 4 de Junho de 2019

quadro 1

A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo IPG Mediabrands, mostra que em Maio a SIC manteve a liderança entre os canais free to air mais vistos. Pelo terceiro mês consecutivo, a estação de Paço de Arcos manteve o seu share nos 21.6%. No sentido inverso, a TVI viu o seu share diminuir um ponto percentual face a Abril (18.4% vs. 19.4%). A RTP1 foi o canal FTA a conquistar mais telespectadores, verificando um incremento de mais 0.9 pontos percentuais face a Abril, atingindo 14.3%. Este foi o melhor resultado do ano para a estação pública que, fruto da transmissão da final da Taça de Portugal no dia 25 de Maio e a consequente festa de consagração do vencedor, permitiu à RTP1 alavancar as suas audiências.  Os canais Pay TV registaram 43.9% de share, tendo menos 0.1 pontos percentuais quando comparado com o mês passado.
Em Maio, a festa do vencedor da Taça de Portugal e a final da mesma prova, foram os programas mais vistos do mês. Transmitidos pela RTP1, os festejos do Sporting contaram com uma audiência média de 2 milhões de telespectadores e um share de 53.4%. Já a emissão do jogo foi vista, em média, por 1.9 milhões de portugueses, com um share de 62.1%. A completar o top dos programas mais vistos do mês esteve o reality show da SIC Quem Quer Namorar com o Agricultor? Especial. Este programa registou uma audiência média de 1.2 milhões de telespectadores e um share de 30.4%. Menção para a nova novela da SIC Golpe de Sorte, que entrou directamente para a quinta posição dos programas mais vistos.
Nota para o dia 26 de maio, onde se deram as Eleições Parlamentares Europeias. Neste dia, foi a TVI quem liderou com 19.2% de share, mais 0.6 pontos percentuais que a SIC (18.6%). Já a RTP1 contou com um share de 12.6%.
Durante o mês em análise, os canais Pay TV lideraram no período da manhã (7h30 – 12h30) com 44.1% de share. A SIC liderou entre os canais FTA com 21%, seguindo-se a RTP1 com 17%, mantendo-se pelo segundo mês consecutivo à frente da TVI (15.3%) neste período horário. No prime-time (20h –meia-noite) os canais Pay TV também lideraram (38.6%), com a TVI a estar na frente dos canais FTA com 22.9%.
Na análise dos canais Pay TV, CMTV reforçou a primeira posição com um share mensal de 4.5%. Globo, com 3.5% de share, e SIC Notícias, com 2.2%, encerram o top três dos mais vistos em Pay TV.
Analisando os programas em Pay TV, destaque para o da CMTV Golos, que registou em Maio uma audiência média de 178 mil telespectadores e 6.4% de share, sendo este o programa Pay TV mais visto do mês. A completar o Top 3 dos canais Pay TV mais vistos estão as novelas da Globo Terra Nostra, com uma audiência média de 165 mil telespectadores, e O Sétimo Guardião, com uma audiência média de 144 mil telespectadores, permitiram ao canal aumentar em mais 0.2 p.p. o seu share mensal face a Abril, atingindo 3.5%.
quadro 2

quadro 3

initiativeFonte: Initiative

Deixe aqui o seu comentário