SIC mantém quota e reforça liderança em Abril com descida da TVI

Por a 3 de Maio de 2019

Clipboard01A análise de audiências de televisão da agência de meios Initiative, que integra o grupo IPG Mediabrands, mostra que em Abril a SIC manteve a liderança entre os canais free-to-air mais vistos. A estação de Paço de Arcos manteve o seu share em linha com o mês anterior, 21.6%, reforçando a sua liderança, uma vez que a TVI viu o seu share diminuir -0.9 pontos percentuais face a Março (19.4% vs. 20.3%). Neste mês, destaque para o conjunto dos canais Pay TV, que aumentaram o seu share para os 44% (+1.3 p.p. vs. Março). Nota também para o dia do jogo Sporting x Benfica, que permitiu à RTP1 registar um share acima da média mensal do canal (22% vs. 13.4%) e liderar no total do dia.

Clipboard02As partidas de futebol a contar para as competições europeias destacam-se no top dos programas mais vistos em Abril, ocupando as cinco primeiras posições da tabela. A emissão do Benfica x E. Frankfurt, através da SIC, foi o programa mais visto do mês. O jogo contou com uma audiência média de 2.1 milhões de telespectadores, o que significa que, em média, 48.6% dos portugueses que estavam a ver televisão, sintonizaram-se na SIC. A partida que apurou o Sporting para a final da Taça de Portugal contra o Benfica foi o segundo programa mais visto em Abril, registando uma audiência média de dois milhões de telespectadores, a que correspondeu um share de 44.8%.

Para além do futebol, de destacar também a presença das telenovelas de prime-time da TVI e SIC no top dos programas mais vistos de Abril. Valor da Vida II foi o programa da tipologia mais visto do mês, contando com uma audiência média de um milhão de telespectadores e um share de 26.9%. Seguiu-se Alma e Coração, da SIC, vista em média por mais de 907 mil telespectadores, com 22.1% de share. Entre os programas da manhã, O Programa da Cristina manteve a liderança com destaque. Em média, 420 mil portugueses assistiram ao programa de Cristina Ferreira, ao passo que 261 mil viram Você na TV! e 173 mil a Praça da Alegria. Júlia, da SIC, liderou as tardes, seguindo-se A Tarde é Sua, da TVI.

Na análise dos programas em Pay TV, destaque para as novelas da Globo Salve Jorge e Terra Nostra. A primeira foi vista, em média, por 248 mil telespectadores, ao passo que Terra Nostra contou com uma audiência média de 172 mil telespectadores. De referir também o programa Golos, da CMTV, que registou uma audiência média de 168 mil telespectadores e um share de 4.9%. Menção para o canal SyFy, que aumentou as suas audiências fruto da transmissão da oitava e última temporada da série A Guerra dos Tronos. Nos dias da transmissão da série, o canal ocupou a 11ª dos mais vistos em Pay TV, contrastando com a 22ª posição no acumulado do mês.

initiativeNa análise dos canais Pay TV, CMTV reforçou a primeira posição com um share mensal de 4.3%. Globo, com 3.3% de share, e Hollywood, com 2%, encerram o top três dos mais vistos em Pay TV.

Fonte: Initiative

Deixe aqui o seu comentário