Barulhos no sistema de canalização: qual a causa?

Por a 10 de Maio de 2019
Fixing the siphon

Os barulhos no sistema de canalização são bastante comuns. Quando estes surgem, o natural é se tema que exista um problema e, por isso, que se questione qual a causa destes ruídos. Sabe quais as causas dos barulhos no sistema de canalização? Venha descobrir!A canalização da casa é algo em que, usualmente, só pensamos quando existe um problema. Usualmente, a parca prevenção leva a que tenhamos de recorrer ao desentupimento de esgotos ou ao desentupimento de canos; a solucionar canos rebentados ou a ter de chamar um canalizador por outro tipo de razões. Ainda assim, por vezes, parece que a própria canalização nos “chama”, pedindo para lhe darmos a devida atenção. Isto é: por vezes, a canalização faz barulhos. Os barulhos no sistema de canalização não são todos iguais e as suas causas divergem. Hoje, vamos à descoberta dos motivos pelos quais sente barulhos no sistema de canalização.

Barulho semelhante a sibilar

Usualmente o sibilo provém do lavatório e é indicador de que a pressão da água poderá estar demasiado elevada.

Barulho de batida

Este som faz lembrar uma martelada e, tal como o sibilo, indica que a pressão da água é excessiva.

Barulho de vibração

Este barulho, usualmente na sanita, pode dever-se a um problema mecânico. Confirme se o autoclismo tem os encaixes bem colocados. Estes poderão estar soltos.

Barulho de assobio

Usualmente este som indica que a água está com pouca pressão.

Som semelhante a borbulhar

Este som costuma surgir nos ralos e indica que existe alguma obstrução no cano ou um bloqueio no tubo da ventilação. A par com o ruído poderá ter uma maior dificuldade no escoamento de água.

Barulho de gotejamento

Este som costuma surgir nas torneiras e faz com que, além de causar um evidente aborrecimento, acabe por gastar mais água. Isto pesa nas suas contas mentais e é nocivo para o meio ambiente.

Som semelhante a um sussurro

Os sussurros são geralmente ouvidos no duche, sendo mais comum que o problema aconteça no chuveiro. Esta situação costuma ser decorrente da acumulação de calcário ou outros minerais nos canos da sua casa.

A solução destes problemas poderá passar pela procura de um especialista da área. Um canalizador será a pessoa indicada para fazer o diagnóstico do som que está a ouvir no seu sistema de canalização e para solucionar o problema. Se ouvir barulhos no sistema de canalização, não hesite em descobrir a sua causa. Isto poderá evitar gastos desnecessários.

Fontes:
tecnico-caldeiras-roca.pt
bricotec24.pt
tecnico-caldeiras-ferroli.pt
tecnico-caldeiras-saunier-duval.pt

Deixe aqui o seu comentário