Audiências TV: SIC perde quota mas mantém liderança com TVI no valor mais baixo de 2019
O consumo televisivo na semana 16 regista uma subida para as 4h57m, o que face à semana anterior corresponde a um aumento no tempo de visionamento por indivíduo de cerca de 6 minutos/diários. No que respeita ao share por canal, verifica-se um crescimento nos canais cabo para os 36,8%. A SIC, embora apresente uma descida de quota para os 19,1%, mantém-se na liderança dos FTA; pois a TVI não conseguiu ir além dos 16,8% de share, valor que é o mais baixo do ano. A RTP1 recuperou para os 11,2%, contudo não foi o suficiente para ultrapassar a quota de 12,6% do canal Outros (visionamento em time shift e streaming).
No ranking dos canais pagos, as novidades vão para a subida da SIC Notícias ao terceiro lugar da tabela, com um desempenho de 44,1 mil telespectadores/dia, índice de audiência que é o máximo do canal em 2019. A Fox, que também subiu duas posições, ocupa o quarto lugar. O Hollywood desce para a quinta posição e o Disney para o sexto lugar. Fox Movies e Cartoon Portugal regressam ao top dos mais vistos, ocupando respectivamente o oitavo e o 10º lugar. Na liderança nada de novo, a posição cimeira pertence à CMTV, seguindo-se o canal Globo.
E tal como na semana 15, com as equipas portuguesas em competição, o futebol continua a dominar o interesse dos telespectadores. Derrotas em campo, mas na programação repetem-se os líderes, com 20,8% de audiência média o jogo da Liga Europa/E.Frankfurt x Benfica foi o programa mais visto entre 15 e 21 de Abril. Segue-se com 19,4% o jogo da Liga dos Campeões/FC Porto x Liverpool. O terceiro lugar pertenceu à novela Valor da Vida. Segue-se o líder de domingo: Quem Quer Namorar com o Agricultor?, com 11,2%, valor que é o mais fraco do programa desde a sua estreia. A fechar o top encontra-se a novela Alma e Coração.
Na liderança dos programas dos canais Pay TV encontram-se as novelas do canal Globo: Terra Nostra e O Sétimo Guardião. A terceira posição pertenceu à edição de quarta-feira do CM Jornal 20h. No quarto lugar encontra-se o programa da TVI 24 Liga dos Campeões: Resumo; Pé em Riste ocupou a quinta posição.
Análise Data Insights do Havas Media Group