Rádio Comercial reforça liderança no arranque do ano

Por a 14 de Março de 2019

Manhãs ComercialO estatuto de rádio mais ouvida do país no arranque deste ano continua a pertencer à Comercial. Com uma Audiência Acumulada de Véspera (AAV) de regresso à fasquia dos 18%, a estação do grupo Media Capital Rádios (MCR) reforça a liderança ao aumentar entre vagas a distância que a separa da principal concorrente, a RFM, estação que regista nesta primeira vaga do Bareme Rádio em 2019 uma AAV de 17,6%. Embora mantenha em quatro décimas a distância na comparação com a vaga homóloga, uma vez que os 18% agora alcançados pela Comercial comparam com os 16,3% registados na primeira vaga de 2018 enquanto os 17,6% da RFM são comparáveis com 15,9% na vaga homóloga em 2018, essa distância aumenta na comparação com a vaga anterior: no encerramento do ano apenas uma décima separava as duas rádios, com a Comercial nos 16,6% e a RFM nos 16,5%. A estação do grupo MCR lidera igualmente em reach semanal, com 38,6% contra 37,3% da RFM. Já no share de audiência é a estação do grupo Renascença Multimédia a liderar, com 23,7% contra 20,6% da Comercial.

A M80 reforça também a posição enquanto terceira estação mais ouvida ao atingir pela primeira vez a fasquia dos 7% de AAV, subindo significativamente face aos 5,9% registados na vaga homóloga em 2018 e aumentando também a AAV relativamente aos 6,4% alcançados na vaga anterior. Com uma AAV de 5,4%, a Renascença mantém a distância do terceiro lugar registada na última vaga de 2018, quando estava nos 4,8%, uma diferença consideravelmente superior à que a separava da M80 na vaga homóloga já que desceu dos 5,5% que na altura lhe garantiam uma separação de apenas quatro décimas relativamente à estação do grupo MCR. O top 5 das estações mais ouvidas encerra com a Antena 1, cuja AAV de 4,5% representa uma ligeira descida comparativamente aos 4,6% da vaga homóloga em 2018 mas uma melhoria face aos 4,4% da vaga anterior.

Depois de ter perdido na última vaga de 2018 o sexto lugar para a Mega Hits, a Cidade FM volta a passar para a frente da estação do grupo Renascença Multimédia, posição que ocupava também na primeira vaga de 2018. Com uma AAV de 3,4%, a estação do grupo MCR sobe face aos 2,7% da vaga homóloga e aos 2,9% da última vaga, posicionando-se à frentre da Mega Hits, que sobre três décimas comparativamente aos 2,6% da vaga homóloga mas recua duas décimas face aos 3,1% alcançados na vaga anterior. Uma descida que permite igualmente a ultrapassagem por parte da TSF, cujos 3,2% representam uma subida de nove décimas relativamente aos 2,3% registados na vaga homóloga e de três décimas face aos 2,9% da última vaga. Seguem-se a Antena 3 (1,6%), a Rádio SIM e Smooth FM (ambas com 0,9%), a Antena 2 (0,6%) e a Vodafone FM (0,3%).

Analisando os resultados entre os principais grupos, a Media Capital Rádios mantém a liderança com uma AAV de 27,1% contra 25,3%. O grupo que detém a Comercial, M80 e Cidade FM reforça assim a posição que já ocupava quer na vaga homóloga (23,7% vs 23,5%) quer na última vaga (24,6% vs 24,2%). O grupo lidera agora também em reach semanal com 51,5% contra 50,4% do grupo Renascença Multimédia, que liderava neste indicador quer na vaga homóloga (46,1% vs 45,3%) quer na vaga anterior (50% vs 49,1%), liderança que se mantém agora apenas no share de audiência (35,7% vs 34,4%).

Deixe aqui o seu comentário