Governo lança guia de boas práticas sobre publicidade digital

Por a 29 de Março de 2019

marketing-digitalClarificar a aplicação do código da publicidade nos canais digitais é o objectivo de um guia de regras e boas práticas agora lançado pelo Governo destinado sobretudo a influenciadores e anunciantes. “Aquilo que pretendemos com este documento é traduzir numa linguagem simples, didáctica e pedagógica as disposições mais relevantes do código da publicidade”, esclarece, em declarações à Lusa, João Torres, secretário de Estado da Defesa do Consumidor, referindo que “as formas de comunicação nos canais digitais constituem desafios muito abrangentes para a sociedade” e que por isso “implicam uma grande consciencialização. Daí a necessidade de um guia que explicite as disposições mais importantes”.

“Temos investido muito na promoção de uma consciencialização crescente e de uma capacitação dos cidadãos em geral e dos agentes económicos ao cumprimento do código da publicidade”, sublinha ainda secretário de Estado, deixando claro o âmbito da iniciativa: “Não estamos a operar nenhuma alteração de natureza legislativa. Estamos a melhor capacitar a sociedade com um conjunto de regras e boas práticas que devem também verificar-se ao nível dos canais digitais”.

“O guia em causa abrange domínios que esclarecem, por exemplo, que a identificação da publicidade é obrigatória em qualquer circunstância, inclusive nas comunicações feitas na internet e, em particular, nas redes sociais”, explica João Torres, acrescentando que “este documento explicita também que uma publicação num canal digital é considerada comunicação comercial quando existe algum tipo de relação que implique um pagamento de um valor monetário”. Do documento constam ainda disposições específicas sobre as publicações com menção ao crédito, saúde, bebidas alcoólicas ou dirigidas a menores.

Deixe aqui o seu comentário