Como desentupir canos

Por a 5 de Março de 2019
Canalização entupida Acabe com este problema

As nossas casas exigem um certo nível de manutenção para se manterem funcionais e livres de problemas. A canalização é um bom exemplo disto mesmo, sendo frequente que nos deparemos com entupimentos. Recorrer a um canalizador poderá ser, em alguns casos, necessário. Ainda assim, o desentupimento dos canos pode ser também feito por si ou evitado através de intervenções preventivas. Saiba como fazer para evitar uma canalização entupida ou para desentupir canos com maior facilidade. O aparecimento de canos entupidos implica uma intervenção rápida, para evitar o agravamento do problema. Existem vários passos a seguir para avaliar a necessidade da ação. Em primeiro lugar, deve considerar se o problema é simples e consegue resolvê-lo sozinho ou se a ajuda especializada de um canalizador pode ser útil. Pôr termo aos entupimentos, no entanto, não é algo que comece apenas no momento em que se depara com um problema. Na verdade, evitar o aparecimento do problema será um sinal claro de que está no bom caminho para se tornar mestre de canalização no seu lar. Hoje, olharemos as melhores formas de prevenir, cuidar e evitar o reaparecimento de canalização entupida na sua casa.

1. Prevenir canalizações entupidas

Melhor do que resolver um entupimento, será evitá-lo e é aqui que encontramos as soluções de prevenção para a canalização da sua casa. Existem muitos passos úteis para ajudar a garantir que previne o aparecimento dos canos entupidos na sua casa. Entre os principais destacamos os seguintes: – Evite a passagem de resíduos sólidos pelos canos, com a colocação de proteções; – Não descarte óleos nem gorduras nos seus ralos; – Caso exista, mantenha a caixa de retenção de gordura sempre limpa; – Mantenha também limpos os lavatórios e os respetivos sifões; – Evite limpar muitas vezes as suas canalizações com produtos corrosivos; – Tenha atenção ao escoamento de pelos e cabelos pelos ralos; – Evite a acumulação de detritos nos ralos, removendo os mesmos após cada utilização.

2. Distinga mito e realidade

Todos nós já ouvimos falar das respostas milagrosas para a limpeza dos canos. Água fervente, soda cáustica, arames… todos estes métodos têm a sua validade e podem funcionar. Ainda assim, é necessário compreender que estas soluções são temporárias e que, com elas, corre alguns riscos. No caso da água fervente, por exemplo, a eficácia poderá não ser a desejada, visto que a água apenas conseguirá dissolver algum tipo de material, não exercendo efeitos sobre outro. A soda cáustica, embora ajude na remoção dos resíduos que impedem o cano, não consegue eliminar o calcário e pode ser altamente tóxica e nociva para a saúde, quando usada sem os devidos cuidados e precauções. Por fim, o arame poderá, de facto, ajudar na remoção da sujidade que impede o cano… mas pode também piorar a situação, danificando o cano.

Como acabar com as canalizações entupidas

Não obstante a eventual eficácia do métodos acima – e no caso de a prevenção falhar e o cano entupir – existem mais algumas formas de promover o desentupimento da canalização da sua casa. O recurso ao bicarbonato de sódio com vinagre e a aquisição de produtos específicos para desentupir poderá ser útil para eliminar os detritos que bloqueiam aos ralos da sua casa-de-banho. Caso note que o problema é de origem calcária, poderá também recorrer ao bicarbonato, usando-o com uma dosagem equivalente (usualmente 120 ml) nos seus canos e deixando atuar durante meia-hora, vertendo depois água fervente. No caso da sanita, se não conseguir resolver o problema ao despejar um balde de água na mesma, recomenda-se que peça ajuda profissional, já que o canalizador poderá ter de retirar a sanita ou mesmo de aceder aos canos através do chão ou da parede. Acabe de vez com as canalizações entupidas, sozinho ou com a ajuda de um canalizador, e garanta dias mais tranquilos no seio do seu lar.

Fontes:
Desentupimentos Porto
Desentupimentos Maia
Desentupimentos Gaia
Desentupimentos Mastosinhos
srdesentope.pt
lideresgoto.pt

Deixe aqui o seu comentário