60 por cento das queixas de saúde dizem respeito ao sector privado

Por a 11 de Fevereiro de 2019

decoA Deco recebeu no ano passado cerca de 2.500 queixas ou reclamações sobre serviços de saúde, sendo que 60 por cento destes contactos dizem respeito ao sector privado, mostram dados da associação de defesa do consumidor cedidos à agência Lusa. Na origem das queixas estão principalmente o tempo de espera na urgência, no atendimento nos estabelecimentos de saúde e também na qualidade do serviço prestado.

O volume de queixas tem-se mantido constante nos últimos três anos e, segundo a jurista da Deco Carolina Gomes, o sector da saúde não é o que mais reclamações tem, “o que não significa que seja um sector sem problemas”, referiu à Lusa. “Noutros sectores, o incumprimento dos parâmetros de qualidade gera compensações para os consumidores. Isso ainda não acontece na saúde. É importante que os consumidores tenham a literacia necessária para ser exigentes”, destacou.

A Deco preparou vídeos explicativos sobre os vários direitos dos utentes e utilizadores dos serviços de saúde que estarão disponíveis na internet e que deverão também passar em monitores em algumas farmácias e em unidades de saúde familiar, através de uma parceria com a Associação Nacional de Farmácias e com a Associação das USF.

Deixe aqui o seu comentário