HBO já tem escritório local e entrada em Portugal está iminente

Por a 15 de Novembro de 2018

HBOPatrícia Reis, ex-directora de marketing da Disney, é a primeira contratação confirmada pela HBO, que já tem escritório em Lisboa, apurou o M&P. As informações foram confirmadas ao M&P por Tom Nielsen, vice-presidente de relações públicas da HBO Europe, que preferiu não fazer mais comentários nesta fase. “Posso confirmar que a Patrícia se juntou a nós e que irá trabalhar connosco em Portugal e em Espanha”, afirmou o responsável, admitindo também que “já temos um escritório preparado” mas sem precisar onde nem quando a operação irá arrancar. No entanto, o M&P sabe que o escritório da HBO está localizado no centro de Lisboa e que a entrada oficial da HBO em Portugal deverá acontecer já durante o primeiro trimestre de 2019.

Patrícia Reis integrou a equipa enquanto vice-presidente de marketing da HBO no passado mês de Outubro. A profissional tem experiência no sector da televisão após 16 anos passados na Walt Disney Company, primeiro como senior marketing manager e depois como marketing director. Entretanto foram já contratadas mais duas profissionais para a operação em Portugal. Inês Martins de Almeida, que era até aqui head of TV content strategy & negotiation da Altice Portugal, assumirá funções como  distribution sales manager. Cláudia Cristóvão, que passou pela Freemantle, SIC, CMTV e desempenhou nos últimos três anos funções como coordenadora de marketing e digital do canal Cinemundo, será a coordenadora de social media da HBO Portugal.

Recorde-se que a HBO, tal como avançou o M&P em Julho, está a constituir equipa local para iniciar operação no mercado português. Em causa estará a disponibilização da sua plataforma OTT já que o processo de constituição da equipa da HBO Portugal arrancou com abertura de uma vaga para a posição de director de marketing com o objectivo de “ajudar a abrir caminho para o lançamento no mercado português”, sendo que a principal missão do profissional, trabalhando a partir de Lisboa e reportando directamente ao senior vice president da HBO Europe, passará por “conduzir acções/campanhas de marketing que irão posicionar a HBO como o melhor serviço de streaming no mercado português”.

O serviço de streaming da cadeia de televisão responsável por séries como Guerra dos Tronos ou Westworld está já disponível em vários países europeus. Encontra-se no mercado espanhol desde o final de 2016. Em Portugal terá como principal concorrente o Netflix, que está implementado há quase três anos. Por saber ficam os moldes em que a plataforma da HBO será disponibilizada no mercado português. No caso do mercado espanhol, o serviço está disponível para subscrição através de uma parceria com a Vodafone, que em Portugal foi também a primeira operadora de telecomunicações a permitir aos seus clientes subscrever o Netflix directamente através da sua box.

Questionado sobre o tipo de operação que a HBO terá em Portugal, se esta será similar aquela que foi desenvolvida no mercado espanhol ou se passará também pelo lançamento de um canal cabo em Portugal, onde a HBO mantinha uma parceria com o canal TV Séries (detido pela operadora NOS), Tom Nielsen escusou-se a adiantar detalhes nesta fase, remetendo para mais tarde esclarecimentos sobre os contornos da operação.

Deixe aqui o seu comentário