Canais generalistas anunciam associação para “modernizar medição de audiências”

Por a 21 de Novembro de 2018

televisão“Modernizar a medição de audiências de televisão” é o objectivo de uma nova associação que será fundada pela RTP, SIC e TVI. Num comunicado conjunto emitido esta quarta-feira, as três estações generalistas sublinham “a importância da existência de um serviço de medição de audiências televisivas transparente, fiável e independente”, motivo por que “irão convidar representantes de outros canais de televisão em Portugal, assim como stakeholders do mercado televisivo, a fazerem parte desta nova associação”.

A nova entidade, apontam os três operadores em sinal aberto, “ficará responsável gestão da medição de audiências durante o ano de 2019 e pelo lançamento de um concurso internacional para a prestação do serviço de medição de audiências para um prazo mais alargado, a partir de 2020”.

Recorde-se que os três canais haviam já anunciado a intenção de levar a cabo esse concurso, tendo para isso estabelecido um acordo transitório com a GfK para garantir a medição de audiências por mais um ano enquanto decorre o processo de consulta. Na sequência desse acordo, a APAN constestou já aquilo que considera ser um “rompimento unilateral” por parte dos canais. “A Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) registou com surpresa o anúncio por parte da RTP, SIC e TVI de que tencionam celebrar um novo acordo com a GfK para a medição de audiências televisivas”, pode ler-se no comunicado emitido na altura pela associação, referindo que “tal anúncio materializa o rompimento unilateral por parte dos operadores televisivos em sinal aberto do consenso entre os principais stakeholders do mercado, mantido desde há oito anos no seio da CAEM”.

“Os anunciantes não aceitam e lamentam que seja colocada em causa uma instituição de auto-regulação como a CAEM que tem dado provas da sua utilidade e que possa, assim, ficar abalada a confiança gerada ao longo dos últimos anos”, acrescentava o mesmo comunicado, onde Manuela Botelho, secretária-geral da associação, reitera que a APAN “foi sempre intransigente na defesa de um modelo de medição de audiências fiável e transparente, adaptado aos novos desenvolvimentos tecnológicos, já que eles são incontornáveis para planear e aferir os resultados dos investimentos feitos na promoção de produtos e serviços”.

No comunicado agora emitido pelas três estações, assegura-se que “o modelo de governo da nova associação responsável pela gestão do sistema de medição de audiências de televisão em Portugal garantirá a representatividade do mercado e da indústria televisiva de forma inclusiva, transparente e eficaz, e implementará as melhores práticas internacionais na medição das audiências televisivas dos canais que operam em Portugal”.

 

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