Análise audiências TV: Futebol alavanca share de audiência dos canais generalistas

Por a 9 de Novembro de 2018

Variação em pp Out-18 vs. Set-18
A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo IPG Mediabrands, referente ao mês de Outubro, revela que os canais generalistas, ou FTA, conseguiram crescer em share de audiência versus o mês anterior, terminando Outubro com 56% do share de consumo televisivo. Já os canais por subscrição, ou Pay TV, contaram com 44% no acumulado do mês, o que representa uma quebra de 1.8 pontos percentuais em igual comparativo. Na análise das audiências em função do tempo médio despendido a ver televisão, verificou-se um aumento tanto versus Setembro como com igual período do ano passado, com os canais FTA a superar os Pay TV (3h20 vs. 2h54).
Share de Canais Out-18A transmissão de vários jogos de futebol, para diferentes competições, terá contribuído para este crescimento, com 8 jogos a figurarem no Top 20 dos programas mais vistos do mês. A vitória do Benfica frente ao AEK Atenas, no dia 2 de Outubro para a Liga dos Campeões, destacou-se como o mais visto, com uma audiência média a superar os dois milhões de telespectadores. Também na TVI, e para a mesma competição, o jogo entre Lokomotiv x FC Porto visto por uma audiência média de 1.7 milhões de telespectadores, ocupando o terceiro lugar no ranking de programas. Com uma audiência semelhante, o jogo da selecção nacional para a Liga das Nações frente à Polónia a completar o top 3 do ranking de programas. Ainda da RTP1 os jogos para a Taça de Portugal, Sertanense x Benfica e Loures x Sporting, em quinto e em 16.º lugar. Já a SIC garantiu a transmissão dos jogos para a Liga Europa, Vorskla x Sporting no dia 4 e Sporting x Arsenal no dia 25, presentes também no TOP dos programas do mês, ainda que com performances menos expressivas com hora de início de ambos os jogos a ser menos favorável para a estação.
Para além do futebol, destaque para o programa da TVI Pesadelo na Cozinha que mantém a liderança desde a estreia (9 de Setembro), superando a nova aposta da SIC Casados à Primeira Vista, cujo programa de estreia (21 de Outubro) foi visto por 1.2 milhões de telespectadores. No acumulado do mês, entrou directamente para o 2.º lugar, excluindo o futebol. Já o programa concorrente da estação pública, The Voice Portugal, mantém uma performance estável e em linha com o mês anterior.
Na análise dos canais Pay TV, CMTV reforçou a primeira posição com um share mensal de 4.7%, o que significa o dobro versus canais como SIC Notícias ou TVI24. Destaque ainda para o canal Globo que consolidou também a segunda posição no ranking de canais mais vistos, contrariando a tendência negativa registada pelos restantes canais, com o canal infantil Disney Channel a perder 0.4 p.p. versus Setembro. De referir ainda o regresso do AXN ao top 10, num mês em que apostou em novas estreias, como a segunda temporada de The Good Doctor e a nova série The Rookie, ambas com entrada directa para o top das séries mais vistas do mês.
Share diário de canais Outubro

initiativeFonte: Initiative

Deixe aqui o seu comentário