Bareme Rádio: Comercial segura liderança
O título de estação de rádio mais ouvida do país continua nas mãos da Comercial, que regista uma audiência acumulada de véspera (AAV) de 17,2% na quarta vaga do Bareme Rádio da Marktest. Este valor representa uma descida de 0,8 pontos percentuais depois de uma vaga em que a estação do grupo Media Capital Rádios (MCR) atingiu pela primeira vez a fasquia dos 18%, o valor mais elevado alcançado por uma rádio em Portugal. Tal como a RFM, que regista também uma quebra ao fixar-se agora nos 16,7% de AAV, uma descida de 0,6 pp relativamente aos 17,3% alcançados na vaga anterior pela estação do grupo Renascença Multimédia.
A distância entre as duas estações mais ouvidas reduz-se assim em duas décimas, encerrando a quarta vaga do Bareme Rádio separadas por cinco décimas, com a Comercial a segurar a liderança. De destacar que ambas as estações apresentam resultados significativamente acima daqueles que registava na vaga homóloga em 2017: a Comercial subiu 1,2pp face aos 16% de AAV registados na quarta vaga do último ano enquanto a RFM viu a sua AAV crescer 0,9pp face aos 15,8% que registava há um ano.
A Comercial lidera igualmente em reach semanal, com 35,9% contra os 35,5% da RFM (as duas estações estavam empatadas neste indicador na vaga anterior), mas quando o indicador de comparação é o share de audiência a liderança cabe à RFM, com 25,3% contra os 24,9% da Comercial, que liderava também neste capítulo, de acordo com os dados da terceira vaga do estudo da Marktest, com 26,1% contra os 24,3% da RFM.
A fechar o top 3 volta a surgir a M80, em destaque ao ser a única estação no top 5 a registar um crescimento de audiência, fixando-se nos 6% de AAV (+0,4pp). Renascença e Antena 1 voltam, tal como na segunda vaga deste ano, a dividir a quarta posição, empatadas com uma AAV de 4,3%. Ambas com quebras a registar, ao descerem dos 4,9% e 4,8%, respectivamente. No sexto lugar mantém-se a Mega Hits com 2,7% (-0,4pp), seguida da TSF com 2,4% (-0,5pp), da Cidade com 2,2% (+0,3pp) e da Antena 3 com 1,5% (-0,4pp). O top 10 passa a ser encerrado pela Rádio SIM, que registou uma AAV de 0,8% (+0,2pp), ultrapassando nesta quarta vaga a Smooth FM, que manteve os 0,6% da vaga anterior.
Analisando os resultados por grupos, a Media Capital Rádios reforçou a liderança ao alargar a distância para o grupo Renascença Multimédia, que na última vaga era de apenas uma décima. Agora com uma AAV de 24,1% (-0,5pp face à vaga anterior), o líder vê o grupo Renascença fechar esta quarta vaga do Bareme Rádio nos 23,6%, uma quebra de -0,9pp relativamente à vaga anterior. As três estações da RTP registam em conjunto uma AAV de 6%, o que traduz uma queda de um ponto percentual em comparação com a vaga anterior, em que registava 7%.
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