Audiências TV: Quem subiu e quem desceu no mês de Julho

Por a 6 de Agosto de 2018

share acumulado de canais (1)A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo IPG Mediabrands, referente ao mês de Julho, revela que a fase final do Campeonato do Mundo de Futebol esteve em destaque no top dos programas mais vistos do mês, com a final entre França x Croácia a liderar. A conquista do título de melhor selecção do mundo pela equipa francesa foi o programa mais visto do mês, com uma audiência média de 1.5 milhões de telespectadores, a que correspondeu um share de 51.3%. No entanto, ficou aquém das audiências de todos os jogos que envolveram a Selecção Nacional que acabaram por ser os mais vistos da competição. top canaisO jogo entre Irão x Portugal, transmitido na RTP1, e que confirmou a passagem da Equipa das Quinas aos Oitavos de Final, foi a partida mais vista do Mundial 2018 e o programa mais visto do ano, registando uma audiência média de 3.1 milhões de telespectadores e um share de 74.5%.
A RTP1 transmitiu a grande maioria dos jogos, 28 no total e 9 no mês de Julho, e apesar dos picos de audiência registados nos dias dos jogos, no acumulado do mês acabou por apresentar uma quebra no share, tanto no comparativo com o mês de Junho (-2.4 pontos percentuais), como vs. Maio (-0.9 p.p.). Também a SIC transmitiu 8 jogos (incluindo um de Portugal em Junho), apenas um no mês de Julho, Espanha x Rússia, que figura na 12.ª posição dos programas mais vistos do mês e que registou uma audiência média de 853 mil telespectadores. Tal como a RTP1, apresenta uma variação negativa tanto no comparativo com o mês de Junho como vs. Maio (-0.8 p.p.). Já a TVI, apesar de ter ficado de fora da transmissão dos jogos do Mundial, acabou por conseguir consolidar a liderança enquanto canal generalista mais visto pelos portugueses, contrariando a tendência negativa dos canais concorrentes.
variação em pp (4)No detalhe dos programas mais vistos são de facto programas da TVI que figuram no Top dos mais vistos, com a Gala Final de Secret Story: O reencontro e a segunda temporada da telenovela líder em horário nobre, A Herdeira, a registarem uma audiência média de 1.2 milhões de telespectadores. A fechar o Top 3 o programa de entretenimento musical das noites de domingo, A Tua Cara Não Me é Estranha, com uma audiência média acumulada no mês de Julho também acima de um milhão de telespectadores. Com audiência média semelhante, destaque para a telenovela Paixão que continua a ser o programa mais visto na SIC.
Mas no mês de Julho foram os canais Pay TV que mais conquistaram audiência, alcançando em Julho o share mais elevado deste ano, 44.9%. Um crescimento de +2 p.p. alavancado pelos canais de entretenimento, infantis/juvenis e de séries, com os canais Globo e Disney Channel a subirem 2 posições e empatados na 2.ª posição dos mais vistos. A liderança continua a pertencer à CMTV, pese embora a quebra de -0.6 p.p. vs. Junho, tendência seguida pelos canais de informação TVI24 e SIC Notícias, ambos também com variações negativas.
top programas

share acumulado final

Fonte: Initiative

Deixe aqui o seu comentário