Quais as plataformas digitais e formatos que mais influenciam os consumidores?

Por a 12 de Julho de 2018

social mediaApesar do aparecimento de novas plataformas e redes sociais em crescimento, Facebook e Google continuam a ser apontados pelos consumidores como as duas plataformas digitais que mais os influenciam. A conclusão surge na edição de 2018 do estudo Digital Advertising Trend Survey, conduzido pela Choozle, onde a rede social de Mark Zuckerberg permanece no topo da lista ao ser referida como a mais influente por 54% dos inquiridos. O Google ocupa a segunda posição, sendo referido por 44% das pessoas, seguido pelo Instagram (23%), Spotify (28%) e Pandora (24%). De referir que, no entanto, entre os consumidores mais jovens (dos 18 aos 29 anos), o Instagram surge em primeiro lugar, com 60% dos inquiridos nesta faixa etária a admitirem ser influenciados por anúncios veiculados através desta rede social.

Um dado relevante apontado pelo estudo deixa, contudo, motivos para reflectir a marcas e plataformas. É que quase metade dos inquiridos (43%) afirma não confiar na publicidade em geral, valor que representa um aumento de 10% face à edição de 2017 do mesmo estudo. “O estudo mostra que os consumidores desconfiam cada vez mais da publicidade digital. Temos a responsabilidade de dar um passo atrás, refinar aquilo que temos, dizer aos utilizadores como e onde os seus dados serão usados e conquistar de volta a sua confiança com práticas transparentes”, aconselha Jeffrey Finch, co-fundador da Choozle.

Apesar das tendências apontarem para um crescimento dos formatos vídeo na publicidade digital e mobile, o estudo revela ainda que 72% dos consumidores diz não preferir anúncios em vídeo por comparação com outros formatos publicitários, sendo que é a faixa etária entre os 30 e os 44 anos e não a mais jovem que mais diz preferir anúncios em vídeo (38%). O estudo indica também que apenas 45% dizem ser mais provável clicar num anúncio mobile do que num anúncio desktop.

Deixe aqui o seu comentário