Bareme Rádio: RFM regista maior subida mas Comercial supera fasquia dos 18% e continua líder

Por a 11 de Julho de 2018

Manhãs ComercialCom uma audiência acumulada de véspera (AAV) pela primeira vez na fasquia dos 18%, o valor mais alto atingido por uma rádio em Portugal, a Comercial mantém o estatuto de estação mais ouvida do país na terceira vaga do Bareme Rádio apesar de ter sido a RFM aquela que registou maior crescimento face à vaga anterior. A estação do grupo Renascença Multimédia viu a sua AAV subir 1,2 pontos percentuais entre as duas vagas do estudo da Marktest, fixando-se agora nos 17,3%. No entanto, os 17,4% que a estação do grupo Media Capital Rádios (MCR) havia registado na segunda vaga deste ano subiram agora até aos 18% (+0,6pp). A Comercial lidera igualmente em share de audiência, com 26,1% contra os 24,3% da RFM, mas as duas estações encontram-se empatadas nos 35,5% quando o indicador de comparação é o reach semanal. A fechar o top 3 volta a surgir a M80 apesar de ter descido para uma AAV de 5,6% (-0,3pp).

A quarta posição, dividida na última vaga entre a Renascença e a Antena 1, volta a ser ocupada exclusivamente pela primeira com uma AAV de 4,9% enquanto a estação do grupo RTP fica pelos 4,8%. No sexto lugar surge a Mega Hits com 3,1% (+0,2pp), seguida da TSF com os mesmos 2,9% da vaga anterior, da Cidade com 2,5% (+0,1pp), da Antena 3 com 1,9% (-0,1pp) e da Smooth FM com 0,8% (-0,2pp). Rádio SIM (0,6%), Antena 2 (0,5%) e Vodafone FM (0,3%) fecham o ranking da Marktest.

Analisando os resultados por grupos, a Media Capital Rádios mantém também a liderança mas vê o grupo Renascença Multimédia encurtar a distância, com apenas uma décima a separar os dois concorrentes. Enquanto o líder subiu apenas uma décima para os 24,6% de AAV, o grupo Renascença fecha esta terceira vaga do Bareme Rádio nos 24,5%, uma subida de 0,8 pontos percentuais relativamente à vaga anterior. Já as três estações da RTP registam em conjunto uma AAV de 7% (-0,6pp).

Deixe aqui o seu comentário