Trabalhos portugueses inscritos em Cannes diminuem 12%
São 163 os trabalhos portugueses à procura de leões no festival internacional de criatividade Cannes Lions, que arrancou esta segunda-feira. O volume de trabalhos inscritos pelas agências nacionais regista assim uma redução de 12% comparativamente com os 185 projectos portugueses a concurso na edição do último ano, números que traduzem, ainda assim, uma diminuição menos acentuada do que aquela que o festival regista a nível global, com as 32.372 inscrições a representarem uma quebra de 21%.
A organização do festival aponta como principais motivos para a diminuição nas inscrições o facto de ter levado a cabo uma reorganização das competições, eliminando e fundido várias categorias e sub-categorias, além da decisão do grupo Publicis em reduzir a presença no evento.
Outdoor, com 27 trabalhos inscritos, é a categoria com participação portuguesa mais forte, seguida das categorias de Print & Publishing e Industry Craft Lions, ambos com 21 projectos a concurso. Seguem-se as categorias de Design (13), Direct (12), Brand Experience & Activation (9), Filme (7), Film Craft (7), Media (7), RP (7), Rádio (7), Health & Wellness (5), Creative eCommerce (4), Entertainment Lions for Music (4), Product Design (4), Mobile (3), Entertainment (2). Pharma, Social & Influencer e Titanium Influencer foram as categorias com menor número trabalhos inscritos por agências nacionais, cada uma com apenas um projecto.