Um terço dos portugueses faz exercício físico – e prefere ginásios

Por a 14 de Maio de 2018

gymGinásio é opção de eleição para 60 por cento dos praticantes de exercício física. Homens, jovens e de estratos sociais mais elevados, são o público que mais frequenta estes espaços, de acordo com o estudo Observador Exercício e Alimentação Saudável 2018.
Ainda que os números comprovem que apenas um terço dos portugueses pratica exercício físico, existe uma crescente preocupação em adoptar um estilo de vida saudável. Entre aqueles que optam por praticar actividade física, verifica-se que 60 por cento privilegiam o ginásio como espaço de treino, em detrimento de locais ao ar livre ou da própria casa. Apesar de muitas vezes o ginásio ser a opção mais dispendiosa, é aquela que mais contribui para satisfazer motivações sociais, já que facilita o contacto com outras pessoas e ajuda a estabelecer relações sociais.
Os inquiridos que frequentam ginásios afirmam despender entre 20 a 40 euros na mensalidade do ginásio. Embora o total de praticantes de exercício físico que afirmam treinar no exterior não ultrapasse os 44 por cento, surgem cada vez mais espaços que oferecem treinos personalizados, os quais, para além de exercícios indoor, incluem actividades ao ar livre. Ainda assim, esta alternativa ainda não atinge uma expressão significativa, sobretudo quando comparada com os ginásios. De mencionar que 5 por cento dos inquiridos assumem praticar exercício, tanto ao livre, como num ginásio. A actividade física praticada em casa é residual.
O Observador Exercício e Alimentação Saudável 2018 tem por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental.

Deixe aqui o seu comentário